Redação Pragmatismo
Barbárie 06/Out/2022 às 10:24 COMENTÁRIOS
Barbárie

Ex-policial invade creche na Tailândia e mata 38 pessoas; 26 crianças e 12 adultos

Publicado em 06 Out, 2022 às 10h24

O crime aconteceu durante a tarde, quando as crianças dormiam. Entre as vítimas, estão crianças de 2 anos e o filho e a mulher do ex-policial

escola tailândia massacre

Pelo menos 34 pessoas — a maior parte crianças — morreram nesta quinta-feira (06/10) durante um massacre em uma creche no nordeste da Tailândia. A polícia afirma que o autor do ataque — um ex-policial, armado com uma espingarda, uma pistola e uma faca — cometeu suicídio e matou a própria família após fugir da cena do crime, na província predominantemente rural de Nong Bua Lamphu.

Entre os mortos, estão pelo menos 22 crianças — algumas tinham apenas dois anos e foram atacadas enquanto dormiam. Cerca de 12 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital local.

De acordo com a polícia, o ex-policial invadiu a creche por volta de 12h30. Ele efetuou disparos com armas de fogo e esfaqueou as vítimas antes de fugir em uma caminhonete Toyota branca de quatro portas com placa de Bangkok.

A motivação do ataque ainda não está clara — e os detalhes do que aconteceu ainda estão sendo revelados. A polícia afirmou que o ex-policial, identificado como Panya Kamrab, de 34 anos, foi demitido no ano passado por uso de drogas. E que ele teria ficado agitado ao chegar à creche e descobrir que seu filho não estava lá.

Em seguida, ele teria aberto fogo e jogado o carro contra um grupo de transeuntes, antes de voltar para casa e matar a esposa e o filho, segundo informou o porta-voz da polícia, Paisan Luesomboon.

“O atirador chegou por volta da hora do almoço e disparou primeiro contra quatro ou cinco funcionários da creche”, contou Jidapa Boonsom, uma autoridade local que trabalhava nas proximidades, à agência de notícias Reuters.

Entre esses funcionários, estaria uma professora grávida de oito meses. “A princípio, as pessoas pensaram que eram fogos de artifício”, disse Boonsom, acrescentando que o atirador forçou a entrada em um quarto trancado onde as crianças estavam dormindo.

O primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, descreveu o ataque como “um evento chocante” — e ordenou uma investigação imediata. Ele prestou suas “mais profundas condolências às famílias dos mortos e feridos”.

De acordo com a polícia, o ex-policial morava na região e havia sido tenente-coronel da polícia antes de ser demitido no ano passado por uso de drogas.

Um professor que sobreviveu ao ataque disse à Thairath TV, rede de televisão tailandesa, que o atirador costumava deixar o filho na creche e parecia educado.

Massacres deste tipo são raros na Tailândia, embora as taxas de posse de armas sejam relativamente altas para a região. Armas ilegais também são comuns no país do sudeste asiático, segundo a agência de notícias Reuters.

O ataque à creche aconteceu menos de um mês depois que um oficial do exército matou dois de seus colegas em uma base em Bangkok. Em 2020, um soldado matou 29 pessoas e feriu outras dezenas na cidade de Nakhon Ratchasima.

via Reuters e BBC

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS