Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 15/Set/2022 às 17:21 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Gabinete do ódio aposta em disparos em massa contra Lula na reta final de campanha

Publicado em 15 Set, 2022 às 17h21

Bolsonaro cria site de fake news contra Lula, que pede retirada da página ao TSE. Nos dias finais da campanha, Gabinete do ódio pretende intensifica impulsionamento de conteúdo calunioso e disparos em massa com mensagens apócrifas, tática utilizada em 2018 e que deu resultado

Gabinete ódio disparos massa contra Lula reta final campanha eleições
Jair e Carlos Bolsonaro (Imagem: Reprodução)

RBA

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) “criou e impulsionou” um site com conteúdos negativos, mentirosos, com desinformação, informações descontextualizadas ou fake news contra o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova ofensiva do “gabinete do ódio” bolsonarista, desta vez sem disfarces, foi revelada pela Folha de S. Paulo.

Como derrotar o bolsonarismo nas redes? Uma crítica construtiva às esquerdas em 2022

Segundo o jornal, a página foi criada em 30 de agosto e o domínio “está registrado no CNPJ da campanha de reeleição de Bolsonaro”. Porém, a página não consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como pertencente à equipe bolsonarista.

A Coligação Brasil da Esperança agiu rápido e já entrou com representação no TSE pedindo a retirada do ar do site LulaFlix, que “traz comprovadas fake news” e “é impulsionado pela campanha do presidente Jair Bolsonaro”, argumentam os advogados da campanha. Além da retirada do ar, a coligação pede “o fim do impulsionamento da página e a aplicação de multa máxima”. O principal argumento é o de que a legislação eleitoral proíbe expressamente “a prática de impulsionamento de propaganda negativa contra outras candidaturas”.

A mentira compensa? Plataformas demoram a agir contra fake news bolsonaristas

Entre as fake news impulsionadas pelo site, está a que associa o ex-presidente Lula ao PCC, já amplamente desmentida pelo próprio TSE, que no início de setembro já aplicou multa a Bolsonaro e determinou a exclusão de conteúdos falsos ligando Lula à facção criminosa.

Pago ao Google

A gravidade da nova “criação” da fábrica de mentiras bolsonarista reside no fato de que está claro que o site foi criado pela campanha de Bolsonaro, que pagou por isso ao Google, o qual registra um gasto pago pela campanha de Bolsonaro entre R$ 10 mil e 15 mil para promover uma publicação.

Gabinete ódio aposta disparos massa contra Lula reta final campanha
Google registra gasto pago por Bolsonaro

O conteúdo foi exibido entre 30 e 35 mil vezes em buscas do Google, diz a reportagem da Folha. Ao escrever “Lula” no buscador, Lulaflix aparece como primeira opção, com a mensagem “Pago por ELEICAO2022 JAIR MESSIAS BOLSONARO PRESIDENTE” ou “Anunciante ELEICAO2022 JAIR MESSIAS BOLSONARO PRESIDENTE”.

Gabinete ódio aposta disparos massa contra Lula reta final campanha
Anúncio de Bolsonaro no Google

Entre as notícias falseadas, está a condenação de Lula no caso Tríplex, que o site informa mas omite que a condenação foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porque o juiz Sergio Moro foi declarado suspeito.

Leia também:
Em nova fake news, Bolsonaro diz que “crianças eram ensinadas a fazer sexo com 6 anos” no governo Lula
VÍDEO: Bolsonaro diz que “fake news são parte da vida”
Bolsonaro: Das fake news às verdades impunes

“A bem da verdade, todas as publicações do site, sem exceção, realizam propaganda negativa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O conteúdo de cada uma das postagens na página impulsionada pelos adversários diretos do candidato da Coligação Brasil da Esperança é movido pelo estratagema de distorcer eventos ou descontextualizar informações para sustentar críticas infundadas ao ex-presidente Lula”, afirmam os advogados.

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV, PCdob, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS