Redação Pragmatismo
Política 08/Set/2022 às 15:03 COMENTÁRIOS
Política

Datafolha acertou o resultado de quase todas as eleições presidenciais, mostra levantamento

Publicado em 08 Set, 2022 às 15h03

Análise da série histórica revela que o Datafolha acertou dentro da margem de erro as eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010. E, com o passar dos anos, a pesquisa tornou-se tão precisa que cravou numericamente os resultados em 2014 e 2018. Os únicos erros fora da margem foram em 1989 e 1994, embora ainda assim tenha cravado quem seria o presidente

Datafolha acertou resultado eleições presidenciais levantamento
(Imagem: Silvia Izquierdo | AP)

Ana Gabriela Sales, GGN

Retratos do momento, todas as pesquisas eleitorais feitas na modalidade presencial apontam que o Palácio do Planalto deve ser ocupado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro de 2023. Contrariado com a iminente derrota, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), usa toda sorte de fake news e discursos capengas para tentar desqualificar os levantamentos, em especial aqueles feitos pelo Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do País.

Um levantamento do GGN feito a partir da série histórica do Datafolha para as eleições presidenciais mostra que o instituto acertou em praticamente todas as eleições desde 1989. Não houve uma única eleição presidencial, desde a redemocratização, em que um candidato que aparecia no segundo lugar, às vésperas da eleição, virou o jogo no dia do pleito, contrariando todas as previsões.

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o Datafolha ficou muito perto do resultado das urnas nas eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010. E, com o passar dos anos, o levantamento foi refinado ao ponto de cravar numericamente os resultados em 2014 e 2018 – quando Dilma Rousseff venceu Aécio Neves por uma margem muito apertada, e quando Bolsonaro, que hoje ataca as pesquisas, saiu vitorioso, respectivamente.

Nos anos de 1989 e 1994, a Folha de S. Paulo divulgou nas vésperas das eleições gerais as pesquisas de intenção de voto que davam vitória a Fernando Collor e FHC, como de fato ocorreu. A partir de 1998, o diário passou a divulgar os votos válidos dos candidatos às vésperas do segundo turno. Dentro da margem de erro, o Datafolha antecipou o resultado de todas as eleições, conforme registramos na tabela abaixo:

Datafolha acertou resultado quase todas eleições presidenciais levantamento
* intenção de voto | ** votos válidos

O teto do antipetismo

O levantamento do GGN também mostra qual é o teto de um adversário do PT nas eleições presidenciais, desde que Lula conseguiu se eleger pela primeira vez. Com exceção da eleição de Bolsonaro em 2018, o melhor desempenho de um candidato antipetista foi o de Aécio, em 2014, ano em que estourou a operação Lava Jato, quando o tucano fechou o segundo turno com 48% dos votos válidos, contra 51,6% de Dilma, reeleita mas impichada.

A última pesquisa Datafolha para as eleições de 2022, divulgada na quinta-feira passada, mostrou Lula com 45% das intenções de voto no primeiro turno, ante 32% de Bolsonaro. No segundo turno, Lula teria 52% dos votos, contra 38% de Bolsonaro. O instituto deve divulgar uma nova pesquisa no dia 9 de setembro.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS