Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 26/Set/2022 às 15:04 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Atirador de 14 anos abre fogo em escola cívico-militar na Bahia e mata aluna cadeirante

Publicado em 26 Set, 2022 às 15h04

Desespero: aluna cadeirante morre após atentado em escola na Bahia. Imagens mostram alunos e funcionários fugindo em pânico do colégio para escapar dos disparos. A unidade de ensino adotou recentemente o modelo cívico-militar por acreditar que a medida traria mais segurança e disciplina para os estudantes. Polícia investiga publicações do adolescente nas redes com discurso de ódio

atirador escola Bahia
Estudantes fogem durante atentado em escola na Bahia (reprodução)

Uma adolescente cadeirante morreu após um ataque a uma escola no município de Barreiras, na Bacia do Rio Grande, na Bahia, na manhã desta segunda-feira (26).

O caso aconteceu na escola Eurides Sant’anna — unidade de ensino que adotou o modelo cívico-militar em 2020 por acreditar que a medida traria mais segurança e disciplina para os estudantes.

A jovem que morreu foi identificada como Geane da Silva Brito. Além de um revólver 38, o jovem também portava duas facas, uma bomba caseira e estava todo vestido de preto. Não há informações sobre a motivação do crime.

O atirador foi baleado e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste. Não há detalhes sobre o estado de saúde do jovem.

“O menino entrou na escola vestido de preto, deu um tiro na porta, lá dentro [do colégio] deu outro tiro. Os meninos [alunos] correram para a quadra, mas o instrutor mandou sair e ir para o fundo da escola, aí todo mundo arrodeou e conseguiu sair do colégio”, relatou um aluno.

Informações preliminares apontam que o atirador estudava na escola, mas não frequentava as aulas. Não há informações sobre desde quando ele estava ausente das atividades escolares.

A Polícia Civil investiga algumas publicações em redes sociais atribuídas ao adolescente de 14 anos com discurso de ódio. Em nota, a Prefeitura de Barreiras lamentou o caso e disse que a Secretaria de Educação e a Polícia Militar acompanham e oferecem apoio e assistência aos estudantes e seus familiares.

“Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação”, disse em trecho da nota.

VÍDEO:

Violência armada nas escolas

Esse é o segundo caso envolvendo armas e escolas em menos de uma semana. No último dia 20, a Procuradora Geral do Estado de São Paulo (PGE) recomendou ao governo estadual a edição de um decreto deixando expressa a proibição do “porte de arma como regra geral” dentro das escolas. A manifestação veio em decorrência de um episódio envolvendo a escola José Benedito Bartholomei, em Suzano, na Grande São Paulo. Conforme mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, o professor Esdra Bandeira da Silva foi flagrado, em junho, carregando uma arma de fogo dentro da instituição.

O docente estava jogando vôlei com os alunos, quando derrubou acidentalmente a arma no chão da quadra. O revólver não chegou a disparar, mas causou preocupação entre os alunos e os pais que cobraram explicações da direção do colégio. Silva alegou, no entanto, estar dentro da lei por ter o registro de Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador (CAC). A PGE contestou. O governo de Rodrigo Garcia (PSDB) apenas comunicou, no entanto, a proibição de acesso de pessoas armadas nas escolas às diretorias de ensino.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS