Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 29/Jun/2022 às 10:27 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Braga Netto é mais importante do que Bolsonaro

Publicado em 29 Jun, 2022 às 10h27

Se Braga Netto, dentro da chapa, como embarcado num projeto de vale tudo, negar-se a aplicar o golpe, sendo o grande general na trincheira do bolsonarismo, estará criado um impasse que pode salvá-lo e salvar a instituição

Braga Netto é mais importante Bolsonaro golpe forças armadas eleições
(Imagem: ABr)

Moisés Mendes*, em seu blog

Podem ser classificadas como obviedades subululantes as informações já consagradas que atribuem ao general Braga Netto a responsabilidade pela trincheira que abrigará Bolsonaro quando o sujeito aplicar o golpe.

A linha geral das análises é a de que o general foi escolhido para vice para que Bolsonaro se sinta protegido e confortável. É o previsível, mas talvez nem tanto.

O tenente confia no general, e a escolha do seu nome prevaleceu, depois das especulações em torno da opção Tereza Cristina, porque a primeira virtude a ser considerada é a fidelidade incondicional, mesmo que isso não exista.

Braga Netto tem tropas fardadas e apijamadas dentro e fora do governo. Tereza Cristina tem as boiadas inconfiáveis do centrão.

Bolsonaro não confia na direita civil paga por ele para levar seu mandato até o fim. Uma vice indicada pelo centrão seria muito mais uma ameaça do que a garantia de suporte político civil e parlamentar.

E agora a segunda parte das subobviedades que germinam em torno da manutenção da escolha de Braga Netto. Bolsonaro põe as Forças Armadas dentro da chapa, mais uma vez, mas o novo vice não é um Hamilton Mourão.

O nome e as circunstâncias são outras. Bolsonaro nem sabia direito o nome de Mourão, a quem chamava de Augusto. Braga é o general que passou à frente de todos os outros nas gincanas do Planalto e tem nos ombros 10 estrelas do bolsonarismo.

Mas, ao contrário de 2018, desta vez a eleição tem Lula. Bolsonaro está a caminho do desastre e puxa junto Braga Netto.

Se o Bolsonaro optar pelo caos, com o envolvimento dos militares no que seria o restabelecimento da ordem ou da desordem, Braga Netto será o primeiro empurrado para a confusão.

Os generais da sua turma e a instituição deixarão digitais e pegadas por todo lado. Se o golpe fracassar, depois da interferência direta de gente fardada, terá sido o fracasso de Braga Netto, do seu entorno, da sua geração, do militarismo bolsonarista e, o que é pior, das Forças Armadas.

Agora, mais uma variante de um golpe em que Bolsonaro se farda de comandante supremo e grita avante, mas nesse caso os generais se fazem de surdos.

Se Braga Netto, dentro da chapa, como embarcado num projeto de vale tudo, negar-se a aplicar o golpe, sendo o grande general na trincheira do bolsonarismo, estará criado um impasse que pode salvá-lo e salvar a instituição.

Mas pode acontecer também, na última alternativa das obviedades subululantes, de Braga Netto e os militares sentirem que eles, e não Bolsonaro, devem assumir o controle da situação.

Nesse caso, não há pressentimento capaz de nos sugerir o que pode acontecer, com Bolsonaro num canto e os militares finalmente dizendo que o projeto é deles, e não do tenente.

Hoje, nesse exato momento, nessa situação em que Bolsonaro é um moribundo que caminha em direção ao penhasco, e por isso tudo num contexto de pré-golpe, Braga Netto é mais importante do que Bolsonaro.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS