Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 29/Mai/2022 às 20:19 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

"Morreram 11 pessoas da minha família", desabafa morador do Grande Recife

Publicado em 29 Mai, 2022 às 20h19

84 mortes confirmadas, dezenas de desaparecidos e milhares de desabrigados: cenário caótico faz governo de Pernambuco decretar situação de emergência. Bolsonaro diz que irá ao Recife amanhã para 'melhor se inteirar da tragédia'.

chuva recife
(reprodução/instagram)

O número de mortos pelos estragos provocados pelas chuvas no Grande Recife entre quarta (25) e este domingo (29) subiu para 84, segundo dados atualizados divulgados pelo governo de Pernambuco. Devido ao grande número de desaparecidos, o número ainda pode subir mais.

Há doze pontos de deslizamentos, nos quais os bombeiros realizam as buscas. Os dados são da Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do estado.

Também há registro de 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, e 533 desalojados.

Luiz Estevão de Aguiar, morador da Região Metropolitana de Recife, perdeu 11 parentes vítimas de deslizamentos de terra devido às fortes chuvas que atingem a região. Bastante abalado, o homem afirma que a família morava no Jardim Monte Verde, região que fica dividida entre as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes.

O impacto causado pelas chuvas levou nove municípios a decretarem situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

O governo de Pernambuco decretou situação de emergência na noite deste domingo (29). Com o decreto de emergência estadual, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. O governo estadual anunciou que liberou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e obras urgentes e de infraestrutura nas cidades atingidas pelas chuvas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em rede social, disse que o governo disponibilizou todos os meios para socorrer as famílias atingidas e que nesta segunda-feira (30) de manhã estará no Recife.

No sábado, o governo Paulo Câmara (PSB) nomeou 92 concursados do Corpo de Bombeiros para começarem atuação neste domingo a fim de acelerar as buscas.

Bombeiros enviados pelo Governo da Paraíba e profissionais que vieram de Minas Gerais especializados no atendimento a casos de deslizamentos também reforçam as forças operacionais. Uma equipe da Defesa Civil do Rio de Janeiro está no Recife para reforçar o atendimento.

Recomendações

COMENTÁRIOS