Redação Pragmatismo
Racismo não 04/Mai/2022 às 14:26 COMENTÁRIOS
Racismo não

"É coisa de preto": vereador Camilo Cristófaro é acusado de racismo

Publicado em 04 Mai, 2022 às 14h26
coisa preto vereador Camilo Cristófaro acusado racismo são paulo
(Imagem: Afonso Braga | CMSP)

Áudio gravado durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as empresas de aplicativo na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira, 3, mostra uma voz identificada como sendo do vereador Camilo Cristófaro (PSB) dizendo a frase “é coisa de preto, né?“.

O flagrante aconteceu no início da sessão em que ouvia a ex-CEO da empresa Uber, Claudia Woods, e o sócio da empresa de motofrete THL, Thiago Henrique Lima.

Não lavar a calçada…é coisa de preto, né?”, disse o áudio vazado no plenário.

Camilo Cristófaro não estava presente na Câmara durante a fala, mas participava do evento de forma remota, através de videoconferência.

Os trabalhos foram interrompidos por cinco minutos após o vereador Camilo ter esquecido o microfone aberto e feito esse comentário na frente dos outros parlamentares, que foi gravado e publicado nas redes sociais.

Na retomada dos trabalhos, a vereadora Luana Alves (PSOL), que é negra, declarou que Cristófaro foi “extremamente racista”.

Infelizmente nós temos a sessão completamente tumultuada por um áudio que tem a voz do vereador Camilo Cristófaro, que acaba de proferir uma frase extremamente racista. Eu queria não acreditar que essa fala existiu, mas infelizmente existiu. Conversamos ali atrás, queria pedir à secretaria da Mesa das notas taquigráficas. Ficará registrado. Ficou acordado que todos aqui são testemunhas para todas as ações que venham a ocorrer se ficar comprovado que é do vereador Camilo Cristófaro, como parece ser”, disse Luana Alves.

Na hora eu estava presencialmente, fiquei bastante abalada. Pedi a gravação, porque vai ser importante para entrar na Corregedoria e na Comissão de Ética para pedir uma punição exemplar. A gente está tendo diversos casos de racismo na Câmara Municipal, na casa do povo, e nós não admitimos isso”, afirmou Luana.

13 expressões racistas que precisam sair do seu vocabulário

O vereador admitiu que a voz é dele e deu duas versões diferentes para a frase. Primeiro, disse que falava sobre carros. Depois, que se dirigia a um amigo.

PSB de SP desfilia Camilo Cristófaro após fala racista

O PSB de São Paulo desfiliou o vereador Camilo Cristófaro da legenda. O processo já tinha sido aberto pelo próprio vereador, que havia solicitado afastamento em 28 de abril, mas ainda estava em negociação.

Entretanto, após a fala racista de Cristófaro durante CPI, o partido decidiu aceitar a solicitação. Segundo o partido, o pedido equivale a uma expulsão e foi tomado em comum acordo com as principais lideranças da legenda.

No primeiro momento, a ideia era abrir o processo no Conselho de Ética para garantir o direto de defesa. Mas houve uma cobrança interna muito forte de membros do partido exigindo uma solução mais rápida. O próprio Camilo mandou uma carta no dia 28 de abril em pede o afastamento, e nela ele cita um artigo da Constituição que permite o desligamento com a anuência da direção do partido. Então aceitamos essa desfiliação. E juridicamente ela equivale ao processo de expulsão, então ele não faz mais parte do quadro do partido“, disse Jonas Donizette, presidente estadual do PSB.

A gente tomou essa decisão porque a reação foi muito forte. Temos uma negritude muito forte dentro do partido. O Márcio França [pré-candidato a governador] e a Tábata Amaral [presidente do diretório municipal do PSB] também falaram comigo sobre isso, foi um entendimento do partido como um todo“, completou.

Em nota, a executiva municipal afirmou que “falas e ações racistas devem ser responsabilizadas com seriedade“.

Como um partido que luta por justiça social e igualdade de oportunidades, é dever do PSB exigir que os seus quadros atuem de forma coerente. Falas e ações racistas devem ser responsabilizadas com seriedade. Só assim garantiremos um ambiente mais justo e menos violento na política e, consequentemente, na sociedade como um todo“, diz o texto.

Histórico

Em setembro de 2019, Camilo Cristófaro chamou o então vereador Fernando Holiday de “macaco de auditório” no plenário da Câmara.

Lamentavelmente o senhor Holiday usa as redes sociais, ele é o grande macaco de auditório das redes sociais, dando risada dessa casa, explodindo as redes sociais, porque a população adora ver sangue, maldade e mentira“, disse Cristófaro.

Saiba mais:
Vereador Cristófaro empurra e chama vereadora do PSOL de “vagabunda terrorista”
Vereador Cristófaro diz que “uma das moças” não foi paga por João Doria e vazou o vídeo

Com Brasil de Fato e G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS