Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 24/Mai/2022 às 21:31 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Atirador mata 18 crianças e uma professora em escola do Texas

Publicado em 24 Mai, 2022 às 21h31

Crianças que morreram tinham entre 5 e 10 anos, dizem autoridades. Atentado é o mais mortal em uma escola primária dos EUA nos últimos 10 anos e acontece em meio a um aumento da violência armada no país. Atirador costumava postar imagens de armas nas redes e teria atacado a avó antes do atentado

Salvador Ramos
Salvador Ramos

Um homem armado abriu fogo em uma escola infantil da cidade de Uvalde, no Texas, e matou ao menos 18 crianças e um professor na tarde desta terça-feira (24). Trata-se do ataque mais mortal em uma escola primária dos Estados Unidos desde o massacre da Sandy Hook Elementary, Connecticut, em 2012.

O atirador foi identificado pela polícia como Salvador Ramos, de 18 anos. Ele também foi morto no local. O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que ele era aluno do ensino médio de uma escola próxima.

Também há informações de que ele atirou na avó antes de se dirigir ao local onde realizou os disparos — criando outra conexão com o massacre de Sandy Hook, no qual o assassino matou a mãe antes de ir para a escola e matar 20 crianças e 6 adultos.

O atirador do Texas tinha um revolver e possivelmente um fuzil e agiu sozinho durante o ataque, disse a polícia. O novo massacre acontece menos de duas semanas depois que um atirador abriu fogo em um supermercado em Buffalo, em Nova York, e matou 10 negros em um episódio descrito pelas autoridades como um crime racista.

As autoridades médicas do Texas informaram inicialmente que as crianças foram socorridas após o tiroteios e transportadas feridas ao Uvalde Memorial Hospital com vida. Abbott disse posteriormente que 14 delas morreram, mas as autoridades atualizaram o número de crianças mortas para 18.

Segundo o executivo-chefe do Uvalde Memorial Hospital, Tom Nordwick, as crianças tinham entre 5 e 10 anos. O hospital recebeu 15 pessoas feridas após o ataque, dos quais 11 eram crianças. Duas delas, um menino e uma menina, morreram na chegada. Quatro foram liberadas; outras cinco crianças e um adulto, transferidos para San Antonio, capital do Texas.

Outro hospital, o University Health, em San Antonio, a 120 quilômetros de Uvalde, afirmou que atendeu uma criança e um adulto vítimas do tiroteio. O adulto é uma mulher de 66 anos e a criança é uma menina de 10 anos, que estavam em estado crítico.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi avisado do ataque e ordenou que as bandeiras dos Estados Unidos fossem abaixadas em prédios federais em luto às vítimas. O anúncio da Casa Branca afirma que o gesto é “uma marca de respeito às vítimas dos atos de violência sem sentido perpetrados em 24 de maio de 2022 por um atirador na Robb Elementary School em Uvalde, Texas”.

Uvalde é uma cidade de 16 mil pessoas localizada a cerca de 120 quilômetros da fronteira dos Estados Unidos com o México. A Robb Elementary fica em um bairro predominantemente residencial de casas modestas. Há uma casa funerária do outro lado da rua da escola.

Salvador Ramos

Salvador Ramos completou 18 anos no último 16 de maio. O jovem costumava postar imagens de armas em suas redes sociais. As autoridades confirmaram que ele era cidadão americano, mas ainda desconhecem a motivação do ataque.

As fotos que circulam na internet de Ramos foram replicadas de sua conta no Instagram @salv8dor_, derrubada minutos após a revelação de sua identidade. Após o encerramento da conta oficial do Instagram, várias contas falsas foram criadas em nome do atirador.

Quatro dias antes de cometer o massacre, o jovem de 18 anos postou em seu Instagram uma imagem de duas armas longas e marcou o usuário @epnupues, que não conhecia.

Recomendações

COMENTÁRIOS