Redação Pragmatismo
Política 19/Abr/2022 às 16:58 COMENTÁRIOS
Política

Impérios em crise ameaçam a todos

Publicado em 19 Abr, 2022 às 16h58

Desdobramentos ao redor do planeta mostram a explosiva combinação entre crise econômica e o jogo das elites que acreditaram controlar movimentos totalitaristas

Impérios crise ameaçam eua rússia mundo esquerda direita fascismo
Manifestantes contra o fascismo, durante um protesto contra a extrema-direita em Paris (Imagem: AP)

Carlos Ferreira Martins*, Opera Mundi

Há quase dois meses da invasão russa na Ucrânia e faltando seis para a eleição mais importante do Brasil desde a redemocratização (parcial e controlada) na década de 80, as esquerdas e as forças democráticas estão mais fragmentadas e hesitantes do que seria prudente.

Talvez isso decorra de uma histórica dificuldade de pensar de maneira articulada o ambiente nacional e as enormes mutações que o planeta atravessa neste início do século XXI.

O golpe no Brasil foi vendido – não só pela grande mídia – como uma questão interna, descolada da intensa reorganização da extrema direita internacional, que toma enorme impulso a partir da crise econômica de 2008-2009.

O mito da polarização como problema central a ser superado pela democracia brasileira é um bom exemplo do que poderíamos chamar de as diferentes estratégias do Príncipe.

A quem interessa o discurso da ‘despolarização política’?

O mercado e a grande mídia insistem em uma oposição simétrica entre Bolsonaro e Lula e buscam desesperadamente a tal terceira via, que alguém já definiu adequadamente como um capitão que soubesse usar talheres. Parecem assim seguir os ensinamentos do velho florentino atualizados aos tempos das redes sociais e das empresas analitics.

Do lado das esquerdas, que não é possível declinar no singular, as confusões prevalecem. Há setores, nos arredores do cirismo, mas não só, que continuam comprando e vendendo a versão de que foi a rejeição a Lula quem provocou Jair Bolsonaro, em uma insistência que irritaria até o aviador francês.

Se olhamos a situação internacional, seria necessário perguntar quem foram os Lulas que provocaram os Erdogan (Turquia), os Orbán (Hungria), os Salvini (Itália) e tantos outros, para não falarmos do recém catapultado à celebridade Volodymyr Zelensky.

E mesmo em países em que uma esquerda moderada conseguiu se manter ou voltar ao poder, como Portugal ou Espanha, há a novidade de uma extrema direita (Chega e Vox, respectivamente) que desloca ou ameaça os partidos da direita tradicional.

Renascimento da extrema-direita e das ideias nazistas é fenômeno mundial

As eleições da França serão decididas num segundo turno entre a direita tecnocrática de Emmanuel Macron (a terceira via que a elite brasileira adoraria) e a extrema direita repaginada de Marina Le Pen, que certamente ganhará os votos de Eric Zemmour, o recém surgido à direita da direita.

Como é óbvio que não foi Lula quem provocou a emergência de tantas forças de extrema direita espalhados pelo planeta, quem ou o quê terá sido?

As décadas de 20 e 30 do século passado, em que emergiram os fascismos clássicos na Itália e na Alemanha, mas com desdobramentos ao redor do planeta, mostram a explosiva combinação entre crise econômica, empobrecimento acelerado das classes médias e o jogo perigoso das elites econômicas que acreditaram poder controlar os movimentos totalitaristas assim que eles tivessem completado o serviço de eliminar organizações, partidos e movimentos de esquerda.

À crise estrutural de 2008-2009 somaram-se os desafios ao Império representados pelo emergência econômica e tecnológica da China e pelo novo papel da Rússia como potência alimentar e energética. A polarização interna impede Joe Biden de implementar seus planos de recuperação econômica com base na infraestrutura e na reorganização econômica interna. A guerra e a repressão às demandas sociais são a resposta clássica.

Impérios crise ameaçam eua rússia mundo esquerda direita
(Imagem: Adam Schultz | White House)

Como já se viu, diante das novas urgências do Império, Biden não teve nenhum problema em propor amizade a Nicolás Maduro e, discretamente, já acenou a Bolsonaro que questões como a Amazônia ou as juras de amor a Donald Trump são menores diante das circunstâncias.

Esse quadro aponta para continuidade da guerra que, deixemos de tapa-olhos, está longe de se dar apenas na Ucrânia. E também para a necessidade de juntar todas – e todas quer dizer todas – as forças políticas ainda interessadas em barrar o avanço dos fascismos, aí incluído o bolsonarista.

As últimas pesquisas indicam que o salto alto de quem estava brincando de calendário retroativo para a posse de Lula é tão perigoso quanto as dúvidas morais dos sommeliers de candidato a vice.

*Carlos Ferreira Martins é Professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos-SP.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS