Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 05/Mar/2022 às 00:22 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Namorada de Arthur do Val acaba namoro após áudios; Sergio Moro se manifesta

Publicado em 05 Mar, 2022 às 00h22

Após vazamento de áudios repugnantes, namorada termina relacionamento com Arthur 'Mamãe Falei' do Val. Sergio Moro se manifesta e diz que fala do aliado é 'criminosa'

arthur do val namorada sergio moro
Giulia Blagitz diz que ela e Arthur do Val seguirão “caminhos diferentes”

Giulia Blagitz, namorada do deputado Arthur do Val, disse nesta sexta-feira (4) em seu perfil nas redes sociais que ela e o parlamentar seguirão “caminhos distintos”. A publicação foi realizada logo depois da divulgação de áudios repugnantes do deputado sobre mulheres ucranianas.

“Gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos”, escreveu Giulia. Momentos depois, Giulia apagou a publicação dos stories. O endereço do seu perfil agora exibe a seguinte mensagem: “O link que você acessou pode estar quebrado ou a página pode ter sido removida”.

SAIBA MAIS: Arthur do Val foi para a Ucrânia fazer turismo sexual?

O ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência, também usou as redes sociais para se manifestar sobre seu aliado e companheiro de partido. Segundo Moro, “as declarações são incompatíveis com qualquer homem público”.

“Jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra”, escreveu Moro. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que o Podemos se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”.

A presidente do partido do deputado, Renata Abreu, chamou as declarações de “gravíssimas e inaceitáveis” e condenou o “completo desrespeito à mulher”. Renata anunciou na noite desta sexta a abertura de um processo disciplinar contra Arthur do Val em razão dos áudios sexistas.

Conselho de Ética

Lideranças de esquerda e de direita na Assembleia Legislativa de São Paulo vão representar no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Arthur do Val (Podemos-SP).

Arthur viajou ao leste europeu na companhia de Renan Santos, líder do MBL (Movimento Brasil Livre), com a justificativa de que ajudariam a população ucraniana.

Nos áudios, o pré-candidato ao Governo de São Paulo afirmou que as ucranianas são “fáceis” de pegar por serem pobres — e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

Paulo Fiorilo e José Américo, deputados do PT, vão representar contra Artur do Val por quebra de decoro parlamentar. Emídio de Souza, do mesmo partido, também. “Se confirmadas as declarações do deputado é gravíssimo, e cabe uma punição pelo Conselho de Ética e do plenário da Assembleia”, afirma Fiorilo.

O bolsonarista Gil Diniz (PL) tomará o mesmo caminho. “Está claro que não viajaram para ajudar refugiado nenhum, foram fazer certos tipos de turismo [sexual] no leste europeu. Não pediu licença do cargo para fazer turismo, saiu apenas hoje no Diário Oficial. É nojento, abjeto, revoltante ter que ouvir esses áudios do Arthur do Val se referindo a mulheres refugiadas ucranianas em um momento de guerra”, afirma Diniz.

O bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) disse que contatou os parlamentares para manifestar a intenção de apoiar as representações. Mônica Seixas e Carlos Giannazi, do PSOL, também falaram em pedir a cassação do mandato de do Val, caso a autoria dos áudios seja confirmada.

“Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”, escreveu Mônica nas redes sociais. “O seu comportamento abjeto [de do Val] ataca a dignidade humana das mulheres e mancha a imagem do parlamento paulista. Exigirei punição exemplar”, completou Giannazi.

ENTENDA:

Recomendações

COMENTÁRIOS