Redação Pragmatismo
Notícias 31/Mar/2022 às 13:50 COMENTÁRIOS
Notícias

Daniel Silveira muda de opinião após Moraes acertar seu ponto fraco

Publicado em 31 Mar, 2022 às 13h50

Após Alexandre de Moraes impor multa diária de R$ 15 mil por descumprimento da ordem, Daniel Silveira volta a falar manso e diz que vai colocar a tornozeleira eletrônica. Ministro do STF determinou que dinheiro fosse descontado diretamente das contas do deputado

Daniel Silveira tornozeleira

Leonardo Sakamoto, em seu blog

A imposição de sanções econômicas pode não ter tido um efeito imediato para frear a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas mudou rapidamente a opinião do deputado Daniel “Surra de Gato Morto” Silveira quanto a acatar a ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes e usar uma tornozeleira eletrônica.

VEJA TAMBÉM: Evangélicos oram no gabinete de Daniel Silveira

O parlamentar, que descumpriu proibição de acesso a rede sociais, de contato com outros investigados em inquéritos das fake news e milícias digitais e de locomoção após ser solto, e continuou atacando o Supremo Tribunal Federal, refugiou-se na Câmara para não colocar a bijuteria judicial.

E, com a ajuda do bolsonarismo, que não perde uma chance de atacar a legitimidade e a credibilidade de instituições, transformou o Congresso em palco de um show voltado à militância mais radical. O que é ótimo para deputados e senadores da base do presidente que estão com dificuldades de se reeleger.

Após dar um não à Polícia Federal que foi à Câmara para tentar instalar nele o equipamento, Daniel Silveira disse em entrevista à Jovem Pan News, na noite desta quarta (30), que, finalmente, vai ceder.

Chamando Moraes de “fraco e frustrado”, uma versão do infantil “feio e bobo”, afirmou que a multa diária de R$ 15 mil, descontada diretamente das contas do deputado ou de seu holerite, afetaria a sua família. Toda pessoa, por mais forte que aparente ser, tem seu ponto fraco. O de Silveira é o bolso.

Na decisão que impôs as tais sanções econômicas, Moraes ainda ironizou Silveira: “Não só estranha e esdrúxula situação, mas também de duvidosa inteligência a opção do réu, pois o mesmo terminou por cercear sua liberdade aos limites arquitetônicos da Câmara dos Deputados, situação muito mais drástica do que àquela prevista em decisão judicial”.

E deu uma estocada em parlamentares que o defenderam, ao dizer que Silveira tratou o parlamento como “covil de réus foragidos da Justiça”.

Se, por um lado, o resultado dessa novela rocambolesca deve ser a sua condenação no STF (o julgamento está marcado para 20 de abril), ele também se fortalece junto ao bolsonarismo. Caso perca o mandato, deve ganhar dinheiro e disputar a sociedade como youtuber.

E não se enganem: o político cujos maiores “feitos foram destruir, ainda como candidato, uma homenagem a Marielle Franco, e dizer que “qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência, após cada refeição, não é crime” ao ministro Edson Fachin, não teria poucos seguidores.

O deputado tentou se mostrar como um herói da luta pela liberdade de expressão – princípio que Bolsonaro afirma defender acima da vida, mas subverte sistematicamente com seus ataques à imprensa livre. Acabou mostrando que sua cruzada tem limite, e ele é financeiro.

Recomendações

COMENTÁRIOS