Redação Pragmatismo
Drogas 08/Fev/2022 às 17:45 COMENTÁRIOS
Drogas

Estudante encontrado com barriga aberta usou droga 50 vezes mais forte que heroína

Publicado em 08 Fev, 2022 às 17h45

Prontuário médico indica uso de droga 50 vezes mais forte que heroína: "Pode viciar em apenas um uso, mas uma única dose também é capaz de matar", diz psiquiatra. Estudante foi encontrado com a barriga cortada e parte do intestino para fora

estudante barriga aberta
Imagens do resgate do estudante

O prontuário médico do jovem encontrado com a barriga aberta e intestino para fora na praia de Guarapari, no Espírito Santo, evidenciou uma alta dosagem de fentanil em seu sangue. O opioide mais potente do mundo é 50 vezes mais forte do que a heroína e 30 vezes superior à morfina.

Jovem chegou ao hospital em estado de emergência, com trauma abdominal e fraturas no nariz e no rosto, em 16 de janeiro. O médico responsável pelo atendimento identificou vestígios de fentanil, após a namorada do estudante omitir à polícia a informação de que usaram a substância. As informações são do g1.

O uso de fentanil pode causar uma euforia seguida de relaxamento intenso, afirma a psiquiatra Carolina Coser. “Numa única dose, ela pode matar”, diz.

“Alguns ambientes cirúrgico hospitalares é utilizado fentanil. Normalmente, nessa modalidade, ele é utilizado como injetável e controlado pelo médico anestesista que vai controlar ali a dose para a pessoa passar pelo procedimento cirúrgico”, explicou André Bittencourt dos Santos, perito da PF.

O perito disse ainda que o medicamento é pouco utilizado no Brasil porque pode causar vício com apenas uma dose. Ele também afirma que o analgésico altamente potente pode deixar o usuário em coma e levá-lo à morte.

“Mas também ele é utilizado como um patch, um adesivo para distribuição de longa duração para pessoas que tem dor crônica. Então, a pessoa cola o adesivo ali e vai liberando devagarzinho a substância na pele para controle de dor prolongada que as pessoas tenham e que não passam com outros tipos de analgésicos.”

“Inclusive, doses altas de fentanil têm de ser acompanhadas por um médico anestesista do ponto de vista de assistência respiratório. Precisa de um respirador mecânico para continuar ali e, se a dose for alta suficiente, ele pode ter uma bradicardia, que é diminuição do ritmo cardíaco, ele vai adormecendo e o corpo vai desligando, vamos assim dizer. Então, a pessoa vai desligando e pode ir a coma e também à morte por conta disso”, finaliza André.

A médica Carolina Coser afirma: “Essa droga é da classe dos opioides, semelhantes à morfina e à heroína. Porém ele é de 50 a 100 vezes mais potente, a ação dela é analgésica”.

O advogado das famílias dos jovens diz que o estudante permanece internado, se recuperando das lesões. Imagens que estão com a polícia mostram o jovem e a namorada caminhando pela praia durante a noite de 15 de janeiro e depois, na manhã do dia 16, o jovem já ferido sendo resgatado.

A Polícia Civil ainda tenta entender o que aconteceu e de quem partiu o ataque que fez com que o estudante ficasse com parte do intestino para fora. A polícia não divulgou detalhes sobre a investigações.

O advogado das famílias dos jovens disse que eles foram à praia afastada para comemorar uma viagem de estudos que o estudante faria e lá foram atacados, feridos e roubados por terceiros.

Recomendações

COMENTÁRIOS