Redação Pragmatismo
Notícias 07/Jan/2022 às 18:53 COMENTÁRIOS
Notícias

Coach coloca em risco a vida de 32 pessoas e deixa bombeiros indignados

Publicado em 07 Jan, 2022 às 18h53

Bombeiros precisaram resgatar 32 pessoas em 'expedição' organizada por coach no Pico dos Marins. Sem conhecimento técnico e sem estrutura, o coach vendia a ideia de que os obstáculos físicos não passavam de 'barreira emocional'. Ele não agradeceu pelo resgate e ainda usou as redes para vender o curso

coach Pablo Marçal
O coach Pablo Marçal

Pablo Marçal tem 2 milhões de seguidores no Instagram e se apresenta como um ‘coach’ capaz de mostrar para as pessoas qual o caminho ideal para ter uma vida bem sucedida. Em uma “metáfora” da vida real, ele decidiu levar um grupo de admiradores, com 67 pessoas, para escalar uma montanha – uma espécie de treinamento para “subir na vida”.

O destino era o Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira em São Paulo, com 2.420 metros acima do nível do mar. No entanto, o grupo ignorou o estado de alerta decretado pela Defesa Civil que apontava para fortes chuvas e tempestade.

No Instagram, Marçal compartilhou vídeos que mostram as pessoas relatando cansaço, frio e querendo desistir da “expedição” enquanto eram convencidas por ele de que a circunstância “era uma chance de crescimento” e que era preciso “vencer os medos”.

Em determinado momento da ‘jornada’, parte do grupo desistiu da subida por conta do mau tempo e decidiu descer, mas 32 continuaram. Eles chegaram ao pico na última quinta-feira (6) à noite e montaram barracas. O vento rasgou todas e, por volta das 3h30 da madrugada, o grupo chamou o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros revelaram que diversas pessoas corriam risco de morte e já apresentavam quadro de hipotermia. Nas redes sociais, Marçal divulgou vídeos da subida, da descida e também do temporal. Questionado se a subida não havia sido irresponsável, o “coach” respondeu que não se tratava de uma colônia de férias. “Todos estavam conscientes dos riscos. Por isso a maioria não subiu. Eu fui o último a subir e o primeiro a chegar no pico”, disse.

Indignação

“Ele foi totalmente irresponsável. Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte. Essa foi a pior ação que a gente viu no Pico dos Marins”, afirmou Paulo Roberto Reis, capitão dos bombeiros e chefe da operação de resgate.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, usou as redes sociais para comentar o caso. Ele chamou Pedro Marçal de “irresponsável fanfarrão” e criticou o “coach” por subir o pico sem conhecimento técnico, sem suporte adequado e sem estrutura.

“Um ‘coach’ irresponsável fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o Pico do Marins debaixo de chuva. Sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura, porque, segundo ele, ‘é tudo emocional’”, comentou o tenente Pedro Aihara.

O tenente também ressaltou o perigo a que todos estavam expostos e que o coach nem sequer agradeceu aos bombeiros pelo resgate. “Não satisfeito em colocar todas essas pessoas em risco altíssimo (CBMMG já buscou muita gente sem vida no Marins em outras ocorrências inclusive), o cara ainda paga de gatão nas redes sociais e sequer cita o fato de terem sido resgatados pelos bombeiros e ainda aproveita para vender a imersão/curso dele como se tivesse tudo certo”, reclama o oficial, que ficou conhecido nacionalmente durante os resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho.

No Instagram, o coach Pablo Marçal chegou a comentar o trabalho dos bombeiros, mas ressaltou que o chamado de socorro ocorreu apenas “por precaução”. “Decidi chamar o bombeiros porque perdemos a comunicação por rádio com o grupo que ficou na base do pico. Mas descobrimos no outro dia que estavam todos em paz com o guia deles”, escreveu.

“Falar depois que o resgate foi concluído e que toda uma equipe foi empenhada na operação que ligaram 193 ‘por preocupação’ é muito fácil. Quero ver na hora que estão no meio do aperto lá”, rebateu Aihara.

A indignação do bombeiro repercutiu nas redes. “Para o Pedro Aihara ter usado determinados termos, é porque a coisa foi séria. Ele atuou no ‘desastre’ de Brumadinho, sempre muito calmo, tranquilizando a população e acalentando as famílias sem minimizar nenhuma dor. Um grande profissional”, comentou um internauta.

O Pico dos Marins é um ponto turístico e muito procurado para a prática de montanhismo. A recomendação é de que a atividade seja feita nos períodos mais secos do ano, entre abril e agosto.

Recomendações

COMENTÁRIOS