Redação Pragmatismo
Saúde 26/Nov/2021 às 07:51 COMENTÁRIOS
Saúde

Médica que desviou vacinas é condecorada pelo Exército em Roraima

Publicado em 26 Nov, 2021 às 07h51

Demitida por desviar vacinas para favorecer integrantes do Tribunal de Justiça, médica Mariângela Andrade recebe medalha do Exército

Médica desviou vacinas condecorada Exército Roraima
Mariângela Nasário Andrade (Imagens: reprodução)

A médica Mariângela Nasário Andrade, profissional de saúde de Roraima, demitida em julho sob acusações de desviar vacinas, foi condecorada pelo  Exército Brasileiro no fim de agosto.

Mariângela recebeu a Medalha do Exército, reservada para pessoas que “tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército brasileiro”.

Leia também:
Assessor de Pazuello desviou dinheiro das vacinas para militares fazerem manutenção de aviões
Ministério Público pede a prisão do prefeito de Manaus por fraudes na vacinação

Segundo o ato de concessão, a honraria foi concedida pelos serviços da médica à Operação Acolhida, que serve para atender refugiados e migrantes venezuelanos.

A justificativa afirma que Mariângela ajudou no “assessoramento preciso nos assuntos referentes a saúde na Área de Proteção e Cuidados e no Núcleo de Saúde Acolhida”.

Demissão

Em julho, Mariângela foi demitida do Tribunal de Justiça de Roraima, após ser acusada de envolvimento em desvio de vacinas da Operação Acolhida, que atende migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil. As doses desviadas foram, segundo a acusação, para imunizar membros do Poder Judiciário. A suspeita aponta que a vacinação irregular ocorreu nos dias 12 e 13 de julho.

A servidora exercia o cargo de coordenadora do Centro Médico e de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) pelo presidente da instituição, magistrado Cristovão José Suter, segundo publicação do Diário Oficial da Justiça de 14 de julho.

A médica é servidora da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas estava lotada no TJ- RR enquanto também fazia parte do projeto de acolhimento aos migrantes do Exército Brasileiro.

Saiba mais: Governo Bolsonaro joga no lixo R$ 240 milhões em testes, vacinas e remédios

A suspeita de desvio de vacinas foi levantada por meio de denúncia apontada pelo jornalista Sérgio Ramalho, do Intercept Brasil e foi corroborada pelo senador Telmário Mota (PROS-RR).

O Tribunal de Justiça de Roraima confirmou que tomou conhecimento de “possíveis ações” irregulares nas suas dependências e que tomou medidas para “a sua imediata interrupção“.

O TJ-RR afirma que verificou inicialmente que “tais ações teriam sido desenvolvidas por iniciativa própria da médica Mariângela Nasário Andrade (?) em desrespeito à legislação vigente e determinações e orientações deste Tribunal” e reforçou que “a servidora foi imediatamente exonerada do cargo que ocupava, conforme Portaria nº 841, publicada no DJE 69550, deixando de possuir qualquer vínculo com este Tribunal“.

A suspeita da irregularidade foi relatada a Corregedoria-Geral de Justiça. Sobre o assunto, o MPF de Roraima relatou que recebeu informações de suposta irregularidade de aplicação de vacinas no Tribunal de Justiça de Roraima e que foi instaurado procedimento para análise dos fatos relatados.

Leia a íntegra da nota do governo do estado

A Secretaria de Saúde informa que a médica Mariângela Nasário Andrade está cedida para o Ministério Público do Estado de Roraima. No Diário da Justiça Eletrônico foi publicado o desligamento da servidora do cargo comissionado que ocupava na estrutura do MP.

Porém, ela ainda está cedida, e para que retorne as funções na Sesau, é necessário que o Ministério Público envie ofício informando a devolução da servidora para a Pasta de origem.

Reforça que cabe a Justiça averiguar se a profissional está realmente envolvida no esquema de desvio de vacinas e aplicar a devida penalidade. Somente após essa decisão a Sesau irá se manifestar em relação à situação administrativa da servidora.

Metrópoles e Agência Estado

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS