Anderson Pires
Colunista
Cinema 10/Nov/2021 às 21:28 COMENTÁRIOS
Cinema

Assista Marighella

Anderson Pires Anderson Pires
Publicado em 10 Nov, 2021 às 21h28
Assista Marighella ditadura esquerda

Anderson Pires*

Para muitos pode parecer ficção, mas o filme Marighella é história do Brasil. Não faz 40 anos que a ditadura militar brasileira acabou. O Golpe instalado em 1964 teve seu fim em 1985. Foram 21 anos de privação da democracia, supressão de direitos e muita violência praticada pelos militares e setores das Polícias Civis. Todo um aparato de repressão foi montado para promover perseguições, torturas e mortes de quem representasse algum perigo ao regime militar.

O filme de Wagner Moura retrata parte da vida de Carlos Marighella. Além do valor artístico, cumpre o papel de popularizar o que foi a ditadura militar brasileira. É verdade que não é possível retratar todos os aspectos desse período. Certamente, muitas questões serão suscitadas a partir do recorte que foi feito.

O mais importante é que o filme faz lembrar o lado perverso e desumano que tomou conta do Brasil por mais de duas décadas. A ditadura não serviu a nada de nobre ou patriótico. Sua função foi defender interesses dos Estados Unidos, que tinha ingerência direta sobre as decisões tomadas pelos militares.

Ao contrário de combaterem a “ameaça comunista”, estavam a serviço da promoção dos piores interesses capitalistas. Ampliaram a desigualdade, entregaram o controle do patrimônio nacional e promoveram o endividamento externo para deixar o Brasil completamente a mercê dos americanos do Norte.

Para tanto, precisavam calar qualquer voz que denunciasse os absurdos praticados. Transformaram o Brasil num grande palco de tortura e repressão. Direitos básicos em qualquer estado democrático foram abolidos como parte da forma de conter os divergentes. As manifestações artísticas e culturais passaram a receber censura de forma completamente insana, baseada na moral de agentes do estado que eram capazes de criar inimigos onde, muitas vezes, não existia qualquer correlação com atividades de resistência à ditadura.

Leia também: É primeiro de abril

Muita gente foi morta, torturada e desaparecida. Mutilaram uma geração e impuseram o medo como política de estado. A reação veio majoritariamente da juventude e de velhos líderes de esquerda como Carlos Marighella. Foram guiados pelo idealismo de quem tinha coragem de colocar a vida em risco para defender direitos que deveriam ser universais.

A utopia de uma sociedade justa e democrática foram os principais motivadores. Mas a simbologia de Marighella, um velho comunista, que teve sua militância iniciada ainda na Era Vargas e que atravessou diversos períodos obscuros da história do Brasil, servia como exemplo de que a luta era a própria vida.

O Brasil padece desse obscurantismo da ditadura até hoje. Tanto é assim que um representante desse período nefasto é hoje presidente do país e desdenha de todas as violências que foram praticadas no regime militar. O Presidente Capitão Bolsonaro é o reflexo mais nítido do quão aceso estão os valores que serviram de base para a tortura, a quebra da democracia e a promoção da desigualdade como política de governo.

Os mesmos militares que resolveram condenar o Brasil em 1964 estão vivos no Governo Brasileiro. Foram eleitos em 2018 com mesmo discurso de combate a corrupção e o comunismo, além de falsas bandeiras, como a ideologia de gênero e valores fascistas, muitas vezes, propagados dentro de igrejas e grupos privilegiados economicamente.

Lembrar da luta de Marighella e milhares de jovens que combateram a ditadura é o principal mérito do filme. Não é um roteiro inventado. É a verdade mostrada num momento mais que necessário. É um resgate que não pode ser minimizado. Porque não podemos ser permissivos quando questões humanitárias estão em jogo.

Leia aqui todos os textos de Anderson Pires

Está claro que, assim como na ditadura, o Governo Bolsonaro não tem respeito pela democracia, os direitos fundamentais e a vida. Sua postura belicosa, cheia de preconceitos e de profundo desprezo pelos mais pobres, já matou muito mais que a ditadura, seja por fome, homofobia ou covid.

Marighella volta para ascender a indignação: “Não tenho tempo de ter medo”. Deixa a mensagem que não podemos cogitar a volta das práticas comuns no regime militar. Nos faz imaginar no lugar daqueles que enfrentaram a ditadura. Provoca quem acredita em ideais democráticos a defendê-los de forma intransigente. Escancara o entreguismo que os militares promoveram e que hoje está tão em voga. E conclui: a vida tem que ser livre e digna.

São cruzes sem nomes, sem corpos, sem datas.

Memória de um tempo onde lutar por seu direito

É um defeito que mata

Gonzaguinha – trilha do filme Marighella

*Anderson Pires é formado em comunicação social – jornalismo pela UFPB, publicitário, cozinheiro e autor do Termômetro da Política.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS