Redação Pragmatismo
Direita 13/Ago/2021 às 09:00 COMENTÁRIOS
Direita

Roberto Jefferson é preso por atuação em milícias digitais

Publicado em 13 Ago, 2021 às 09h00
Roberto Jefferson é preso por atuação milícias digitais
Roberto Jefferson Monteiro Francisco

Júlia Schiaffarino, Congresso em Foco

A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) nesta sexta-feira (13), na casa dele em Comendador Levi Gasparian, interior do Rio de Janeiro. Ele é acusado de atuar em milícias digitais na promoção de ataque às instituições democráticas e às eleições.

A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ministro também determinou busca e apreensão de armas, munições, aparelhos eletrônicos e demais objetos que contribuam com a investigação contra o ex – parlamentar.

Dentre os crimes listados pelo ministro para decretar a prisão estão os crimes de calúnia, difamação, injúria, associação criminosa, denunciação caluniosa, além de descumprimentos passíveis de pena dentro da Lei de Segurança Nacional e do Código Eleitoral. Há suspeita de utilização de dinheiro público do fundo partidário para promover ataques antidemocráticos nas redes sociais. Um dos vídeos com ataques contra o Supremo foi veiculado nas redes socais do PTB.

No documento que pede a prisão do ex- parlamentar, o ministro resgata uma série de postagens e declarações de Roberto Jefferson. Por elas, afirma:

Esses elementos demonstram uma possível organização criminosa – da qual, em tese, o representado faz parte do núcleo político – , que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma
constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais

Confira a decisão:

A ordem de prisão determinada por Moraes havia sido solicitada pela PF dentro do inquérito que investiga milícias digitais.

Encontrado pelas redes

Inicialmente, a Polícia Federal havia ido atrás do parlamentar na residência dele, na capital fluminense, mas não encontrou o deputado e iniciou uma caçada pelo paradeiro de Jefferson. Mas não precisou se esforçar muito. Roberto Jefferson postou em uma conta de Twitter replicada pela filha dele, Cristiane Brasil, sobre o mandado de prisão: “vamos ver de onde parte essa canalhice”.

Acontece que a postagem foi realizada de um aparelho de celular com a localização ativada.

Roberto Jefferson preso por atuação milícias digitais

Levy Gasparian está perto da divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio desta e de demais contas possivelmente usadas pelo ex-deputado para “a interrupção dos discursos criminosos de ódio”.

Leia também: Aliados do presidente, Olavo e Roberto Jefferson trocam farpas nas redes

Aliado do Presidente Bolsonaro, Jefferson passou a divulgar nas redes sociais vídeos e postagens com ataques a ministros do Supremo. Em um deles, o ex – parlamentar fez ameaças a não realização de eleições em 2022.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS