Redação Pragmatismo
Notícias 11/Ago/2021 às 09:29 COMENTÁRIOS
Notícias

Mídia internacional ridiculariza desfile de Bolsonaro: “República de Bananas”

Publicado em 11 Ago, 2021 às 09h29

Imprensa internacional ainda comentou que aliados do presidente usaram imagens de desfile militar da China como se fosse do Brasil

bolsonaro desfile blindados
Bolsonaro assiste desfile de blindados nesta terça-feira (10)

A imprensa internacional ridicularizou o desfile de tanques organizado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (10) em Brasília.

O jornal britânico The Guardian chamou o ato de “desfile de República de Bananas” e ainda comentou que aliados do presidente usaram imagens de desfiles na China em postagens sobre o evento.

Para exaltar o desfile militar no Brasil, o líder bolsonarista Otoni de Paula (PSC) postou uma foto de tanques de guerra chineses enfileirados. “Oh, formosa! Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”, escreveu o parlamentar, dando a entender que se tratava de uma imagem do desfile de Bolsonaro. A fake news repercutiu e o deputado apagou a postagem horas depois.

O The Guardian ainda destacou que o ato durou “apenas dez minutos” e que os tanques soltavam fumaça. O jornal também citou a baixa presença de apoiadores e que críticos classificaram o desfile de “fiasco” e “patético”.

O jornal francês Le Monde destacou que o desfile era “inédito” nos 30 anos da democracia, em um momento de queda de popularidade de Bolsonaro diante da morte de 564 mil pessoas no Brasil devido à pandemia da covid-19. Aspas

A publicação afirma que há no Brasil um temor de um “cenário a la Trump”, numa situação de um presidente que se recusa a deixar o poder. “Bolsonaro, que sabe que as instituições de Brasília são mais frágeis que as de Washington, não faz nada para dar garantias”. E lembraram declaração do presidente, em janeiro: “Se não tivermos voto impresso em 2022, teremos um problema pior que nos EUA”.

Em Portugal, Bélgica, Canadá ou Estados Unidos, a imprensa também fez uma relação entre o desfile e a situação pouco confortável de Bolsonaro nas eleições de 2022 — a reprovação popular ao atual governo atinge níveis recordes em todas as pesquisas eleitorais.

O desfile dos tanques das Forças Armadas aconteceu no dia em que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou a votação, em plenário, da PEC do voto impresso, defendida por Bolsonaro. Mesmo com os tanques nas ruas, a PEC foi rejeitada. Saiba mais:

VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS NA PEC DO VOTO IMPRESSO

Desfile para intimidar

Assessores presidenciais que falaram ao jornalista Valdo Cruz, do G1, admitiram que o desfile ocorreu para intimidar o Judiciário e o Legislativo e tentar passar uma demonstração de força neste momento em que o governo está na defensiva.

Auxiliares de Bolsonaro disseram que a ideia do evento partiu do Comando da Marinha e foi encampada pelo Ministério da Defesa,. A pasta levou a proposta ao presidente da República, que deu aval para a realização do desfile.

O objetivo seria passar a mensagem, segundo esses assessores, de que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas num momento em que ataca o Judiciário.

Os exercícios militares da Marinha na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem desde 1988, mas até então nunca havia acontecido um desfile dos carros e blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios. E também nenhum presidente havia recebido na rampa o convite para assistir os exercícios.

Recomendações

COMENTÁRIOS