Redação Pragmatismo
Notícias 10/Ago/2021 às 16:24 COMENTÁRIOS
Notícias

Desfile militar vira meme nas redes; único modelo de tanque soltava fumaça preta

Publicado em 10 Ago, 2021 às 16h24

Único modelo de tanque em desfile de Bolsonaro chama atenção com fumaça preta. Assessores presidenciais admitem que ato foi organizado para intimidar o Judiciário e o Legislativo

Tanque virou alvo de comentários nas redes sociais
Tanque virou alvo de comentários nas redes sociais

No mesmo dia em que a Câmara deve votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso, as Forças Armadas realizaram um desfile ostentando veículos de guerra na Esplanada dos Ministérios. O ato ocorreu na manhã desta terça (10) e passou em frente ao Palácio do Planalto, onde um oficial, vestido com roupa de combatente, subiu a rampa e entregou ao presidente Jair Bolsonaro um convite, que poderia ser enviado por email, para um exercício militar.

Bolsonaro tem, reiteradas vezes, acusado o Tribunal Superior Eleitoral de ser conivente com fraudes, apesar de não apresentar provas. Ele também já afirmou, em mais de uma ocasião que as eleições de 2022 estão sob ameaça de não ocorrerem caso o voto impresso não seja implantado no Brasil.

Tanque ‘fumacê’ e memes

Apesar de o uso da palavra tanque ter ganho manchetes e discursos de políticos, apenas um tipo dos veículos presentes pode ser classificado assim. Trata-se do carro de combate leve, ou tanque leve, SK-105 Kürassier. Os fuzileiros têm uma reduzida frota de 17 unidades desse antigo veículo austríaco, produzido desde os anos 1970 e incorporado em 2001.

Nas redes sociais, as imagens do desfile de Bolsonaro protagonizaram vídeos e memes pelo esvaziamento do ato e pela baixa qualidade dos blindados. “Depois das tais motociatas, hoje foi a carroçaciata. Só tanque velho poluindo o meio ambiente”, escreveu um internauta.

“Só ficou faltando o caminhão da Nestlé com carregamento pesado de leite condensado. Em tempo: gás de cozinha e alimento na mesa do povo brasileiro que é bom, nada”, criticou outro.

Desfile para intimidar

Assessores presidenciais que falaram ao jornalista Valdo Cruz, do G1, admitiram que o desfile ocorreu para intimidar o Judiciário e o Legislativo e tentar passar uma demonstração de força neste momento em que o governo está na defensiva.

Auxiliares de Bolsonaro disseram que a ideia do evento partiu do Comando da Marinha e foi encampada pelo Ministério da Defesa,. A pasta levou a proposta ao presidente da República, que deu aval para a realização do desfile.

O objetivo seria passar a mensagem, segundo esses assessores, de que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas num momento em que ataca o Judiciário.

Os exercícios militares da Marinha na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem desde 1988, mas até então nunca havia acontecido um desfile dos carros e blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios. E também nenhum presidente havia recebido na rampa o convite para assistir os exercícios.

Repercussão:

Recomendações

COMENTÁRIOS