Redação Pragmatismo
Mundo 26/Ago/2021 às 21:08 COMENTÁRIOS
Mundo

Estado Islâmico reivindica autoria de ataques no aeroporto em Cabul

Publicado em 26 Ago, 2021 às 21h08

Grupo fundamentalista afirmou que teria realizado as explosões por meio de um grupo no Telegram; pelo menos 60 pessoas morreram

Estado Islâmico reivindica autoria ataques aeroporto Cabul
(Imagem: Timesofisrael)

Opera Mundi

O grupo fundamentalista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta quinta-feira (26) a responsabilidade pelos ataques ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que aconteceu mais cedo e deixou ao menos 60 mortos e 140 feridos.

De acordo com o portal Site, da especialista em contraterrorismo Rita Katz, os integrantes do grupo publicaram em grupos no Telegram uma foto de um dos homens-bomba na Amaq, a agência de propaganda vinculada ao EI.

O EI reivindicou os atentados de hoje no aeroporto de Cabul no relatório da Amaq, afirmando que seus combatentes mataram e feriram aproximadamente 160″, escreveu Katz no Twitter.

Em uma publicação da agência do grupo, o El afirma que “escapou” da segurança imposta pelas tropas norte-americanas e por integrantes do Talibã. A organização ainda identifica Abdul Rahman al-Lowgari como o homem-bomba, enquanto os nomes dos outros membros do comando que entraram em ação permanecem desconhecidos.

Ataque

Duas explosões foram registradas nesta quinta-feira nos arredores do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, deixando ao menos 60 mortos e 140 ficaram feridos. O Pentágono, por meio do chefe do comando central Kenneth McKenzie, também confirmou que pelo menos 12 militares norte-americanos morreram, e 15 estão feridos.

O chefe do Comando Central dos EUA, Kenneth McKenzie, disse que o governo norte-americano acredita que novos atentados do EI continuem em Cabul e ressaltou que está ciente do fato de que, se pudesse, o grupo gostaria de atacar um avião no aeroporto afegão.

Mckenzie ainda alertou que a ameaça de carros-bomba continua alta neste momento na capital do Afeganistão. Além disso, o comandante enfatizou que a administração de Joe Biden está pronta para tomar medidas contra os responsáveis pela ofensiva.

Leia também: Como o Afeganistão se tornou o cemitério de impérios que tentaram controlá-lo

Apesar da ameaça e do ataque no aeroporto de Cabul, os Estados Unidos seguem com as operações de retirada de norte-americanos e afegãos do país asiático.

Pelo Twitter, o Talibã, que é um grupo rival do Estado Islâmico, condenou as explosões na capital afegã, e afirmou ainda que a segurança da área onde as explosões aconteceram é de responsabilidade das tropas norte-americanas.

Reunião emergencial do Conselho de Segurança

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, convocou uma reunião emergencial sobre o Afeganistão para a próxima segunda-feira (30), com representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que têm direito de veto.

O porta-voz da organização Stephane Dujarric contou que o secretário-geral vem seguindo com preocupação a situação na capital afegã e condena o ataque terrorista.

Guterres manifestou condolências às famílias dos mortos, solidariedade e uma rápida recuperação aos feridos no incidente, disse o porta-voz. O chefe da ONU ressaltou a determinação em continuar a prestar ajuda ao povo.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS