Redação Pragmatismo
Corrupção 24/Jun/2021 às 10:58 COMENTÁRIOS
Corrupção

Postura ameaçadora de Onyx esconde um Bolsonaro amedrontado

Publicado em 24 Jun, 2021 às 10h58

Demissão de Ricardo Salles no mesmo dia em que escândalo da Covaxin ganhava novos contornos é mais um sinal de que o presidente se sente acuado. Ao invés de se pronunciar sobre o caso, Bolsonaro selecionou Onyx, seu soldado devoto, para negar tudo sem, no entanto, responder aos questionamentos dos jornalistas

Onyx Lorenzoni
Onyx Lorenzoni

Maria Carolina Trevisan, em seu blog

A demissão do ex-ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), fiel escudeiro da base ideológica de Jair Bolsonaro (sem partido), é mais um sinal de que o presidente se sente acuado. Sua queda seria uma estratégia para encobrir, com novos fatos, a investigação sobre o superfaturamento na compra da vacina Covaxin, revelada pelo Estadão nesta terça (22).

Jair começou a semana irritado — teve que engolir os protestos numerosos contra ele no sábado (19) — e humilhou a jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo. Depois da fúria, veio a pressão da CPI da Covid, que deu lugar ao medo. O presidente, então, demitiu um ministro que já estava mais que capenga, montando o contexto caótico que lhe é peculiar em situações em que está encurralado.

O caso da Covaxin, ao que tudo indica, é muito grave.

Nesse lugar incômodo e diante de um possível grande escândalo de sua gestão, Bolsonaro convocou mais um de seus soldados devotos, o ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria Geral da Presidência) para negar tudo sem, no entanto, responder aos questionamentos dos jornalistas presentes à coletiva na tarde desta quarta (23). Chamou a atenção a ausência dos ministros militares, sempre presentes em momentos de crise.

Com essa tática, o governo embaralha o cenário, confunde a opinião pública e tenta fazer da grave denúncia “a maior fake news já produzida no Brasil”, como afirmou Lorenzoni. O chefe da Secretaria Geral da Presidência ameaçou os denunciantes, dizendo que o governo federal pedirá à Polícia Federal (PF) e à Controladoria-Geral da União (CGU) que investiguem o servidor do Ministério da Saúde que denunciou as irregularidades.

Mas essa postura intimidatória acaba por botar o presidente da República no foco das investigações da CPI da Covid. O relator da Comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que convocará Onyx Lorenzoni para a CPI “caso ele continue coagindo a testemunha” e que poderá pedir sua prisão, em entrevista à Globonews. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse acreditar que o país está diante de um “gigantesco esquema de corrupção”.

Há muitas questões a serem respondidas e Bolsonaro e seus ministros têm a obrigação de esclarecer. Não adianta o presidente ficar nervoso. E se não deve, por que temer?

A queda de Salles

A queda do agora ex-ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) já era esperada: nos dois anos e meio em que liderou a pasta, operou uma política destrutiva do meio ambiente e das comunidades indígenas, favorecendo o desmatamento, a mineração ilegal e o garimpo, além de estar envolvidos em denúncias de corrupção na fiscalização da venda de madeira ilícita. Até que durou muito, para quem foi flagrado armando “passar a boiada”.

Há menos de 20 dias, o ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) consultou a PGR (Procuradoria Geral da República) sobre a possibilidade de afastamento do cargo e de prisão de Salles, por ter alterado seu número de telefone e ocultado seu celular no curso das investigações. Mas o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, considerou a questão resolvida, mesmo Salles tendo entregado o aparelho à Polícia Federal 19 dias depois das buscas contra o então ministro do Meio Ambiente.

Salles tem em sua conta o maior desmatamento já registrado nos últimos 12 anos. É o que mostra m levantamento divulgado nesta quarta (23) pelo Instituto Socioambiental (ISA): a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira, dentro das unidades de conservação, avançou 48,3% em 2019 e 2020, em comparação com os dois anos anteriores. Segundo o relatório, que considerou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só no ano passado 1.085.100 hectares de floresta foram destruídos. O desmatamento também aconteceu em terras indígenas, com avanço da taxa em 42,5%.

Agora, sem o cargo de ministro e sem a PGR, a possibilidade de prisão de Salles se torna mais real. E sobra “uma penca de processos”, como alertou o próprio Jair Bolsonaro em evento do plano Safra, na terça (22).

Recomendações

COMENTÁRIOS