Redação Pragmatismo
Notícias 04/Mai/2021 às 08:22 COMENTÁRIOS
Notícias

Bolsonaristas divulgam capa falsa do New York Times sobre atos a favor do presidente

Publicado em 04 Mai, 2021 às 08h22

Grupos de WhatsApp e páginas do Facebook bolsonaristas viralizaram falsa matéria do New York Times enaltecendo os atos pró-Bolsonaro. Trata-se de montagem grosseira, com erros de grafia e fotos antigas

new york times bolsonaro
Jornal The New York Times não deu nenhuma matéria sobre os atos a favor de Bolsonaro

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) viralizaram nesta semana uma matéria falsa do The New York Times enaltecendo as manifestações realizadas no último dia 1º de maio.

A reportagem é falsa e jamais foi publicada pelo jornal americano. A imagem partiu de grupos de WhatsApp bolsonaristas e de páginas do Facebook que apoiam o presidente.

Na montagem grosseira, um erro de grafia logo na manchete já denuncia a falsidade. Em vez de “wants”, a palavra está escrita com h: “whants”. A tentativa era dizer algo como “O Brasil quer ser livre”. Também há um erro clássico de tradução na outra chamada, que aparece como “Brazil from Bolsonaro”.

Um outro boato que circula essa semana mostra um vídeo da GloboNews de 2015 sendo usado para dizer que a manifestação do 1º de maio foi a maior já registrada na história, o que também não é verdade.

No caso da capa falsa, também foi utilizada uma imagem antiga, de março de 2016, registrada durante os protestos contra Dilma Rousseff.

A outra foto que aparece no print é de Bolsonaro com uma bandeira do Brasil. Ela também não é deste ano. Foi feita em 2020 pelo fotógrafo Myke Sena para o Metrópoles durante um dos atos antidemocráticos apoiados pelo presidente.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS