Redação Pragmatismo
Saúde 05/Mar/2021 às 17:10 COMENTÁRIOS
Saúde

Técnica de enfermagem morre à espera de leito de UTI em SC

Publicado em 05 Mar, 2021 às 17h10

Técnica de enfermagem morre à espera de vaga de leito de UTI em Santa Catarina. Eliandre Boscato recebeu atendimento de maneira improvisada no hospital onde trabalhava há mais de 10 anos

Técnica de enfermagem morre espera UTI SC covid
Eliandre Boscato (Imagem: arquivo pessoal)

A técnica de enfermagem Eliandre Boscato, de 43 anos, morreu de Covid-19 esperando por uma vaga de leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira (1º), segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC).

De acordo com a entidade, a espera por um leito começou em 24 de fevereiro em São Carlos, também no Oeste, onde a profissional morava e estava internada.

Veja:
261 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes

Mesmo com a transferência a paciente não conseguiu um leito dentro da unidade e recebeu atendimento intensivo de maneira improvisada, segundo informações repassadas pela entidade.

A profissional de saúde estava internada desde o dia 20 de fevereiro no mesmo hospital que trabalhava há mais de 10 anos, na Associação Hospitalar Pe. João Bethier, em São Carlos. A unidade não possui leitos de UTI.

Com a piora no quadro da paciente, a equipe médica resolveu colocar, no dia 24 de fevereiro, o nome da profissional na lista de espera para uma vaga de UTI na região. A transferência veio no dia 27 para São Miguel do Oeste.

De acordo com informações do Coren, mesmo com a mudança, a paciente recebeu atendimento intensivo em um “leito improvisado“, pois não havia vaga dentro da UTI. Ela ficou no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A unidade informou que nenhum paciente fica sem assistência médica e todos recebem respiradores e medicamentos.

Nesta segunda-feira (1º), Eliandre não resistiu e morreu. A técnica de enfermagem deixa uma filha.

ENFERMAGEM CATARINENSE DE LUTO
Não queremos mais perdas! #RIP
#luto
#corensc #abraceaenfermagem #enfermagem #forçaenfermagem #respeitonaveia #valorização #participação #enfermagemvalorizadaeparticipativa

Publicado por Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina – Coren/SC em Terça-feira, 2 de março de 2021

Saiba mais: Obesidade é a 3ª comorbidade dos mortos por Covid com menos de 60 anos no Brasil

‘Lutou bravamente’

Nas redes sociais familiares e amigos lamentaram a morte da profissional. Uma amiga publicou “E assim o vírus faz mais uma vítima! Quantas vidas você ajudou a salvar! Lutou bravamente na linha de frente! Mas Deus precisou que você voltasse para casa e curasse os que estão chegando lá!“.

É assim o vírus faz mais uma vítima!
Quantas vidas você ajudou a salvar! Lutou bravamente na linha de frente! Mas Deus…

Publicado por Fabiana Agostini em Segunda-feira, 1 de março de 2021

O hospital também emitiu uma nota falando sobre a morte da colaboradora. “É difícil acreditar que você se foi, pois estava na linha de frente conosco pela vida das outras pessoas e mesmo enfrentando essa doença dificílima, você se manteve lutando como uma guerreira, motivada do jeito que só você sabia ser. Vai ser muito difícil pra nós, seus colegas e irmãos de profissão, continuarmos essa luta sem você Eliandre“.

Hoje o dia amanheceu tão triste, pois recebemos a notícia de que você não está mais entre nós. Não só perdemos uma…

Publicado por Hospital João Berthier em Terça-feira, 2 de março de 2021

Leia também:
Grávida com Covid morre após parto: “O pulmão estava todo tomado”
Menina de 13 anos morreu de síndrome inflamatória pós-Covid, revela diagnóstico
Professora de pilates morre aos 35 anos vítima de Covid-19

Profissionais doentes

Até quarta-feira (3), Santa Catarina teve 987 profissionais de enfermagem infectados pelo vírus e 14 mortes causadas pela Covid-19. Segundo o Coren/SC, 15 estavam internados.

Carolina Fernandes, G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS