Redação Pragmatismo
Saúde 10/Mar/2021 às 08:49 COMENTÁRIOS
Saúde

Mãe morre vítima de Covid-19 um dia depois da filha

Publicado em 10 Mar, 2021 às 08h49

Filha pegou Covid-19 quando cuidava da mãe, mas morreu antes dela. "Não deu tempo nem de curar uma dor e já veio outra. Essa doença veio arrasando com tudo e acabando com as famílias", desabafa familiar

Mãe morre vítima de Covid-19 depois da filha Primavera do Leste Mato Grosso
Clayane dos Santos Velozo e Juraci Gonçalves dos Santos (Imagens: reprodução)

A cozinheira Juraci Gonçalves dos Santos, de 47 anos, e a filha, a vendedora Clayane dos Santos Velozo, de 27, morreram vítimas da covid-19 em um intervalo de pouco mais de 24 horas. Elas moravam na cidade de Primavera do Leste (MT), a 239 km de Cuiabá.

Segundo familiares, a mãe foi a primeira a contrair a doença, apresentando sintomas como cansaço e falta de ar na segunda quinzena de fevereiro.

Dias depois, a filha também começou a apresentar sinais do vírus. De acordo com eles, Clayane teria contraído o novo coronavírus enquanto cuidava da mãe.

Em um primeiro momento, Juraci e Clayane foram medicadas em casa por não estarem com sintomas graves. Mas com a persistência de crises severas de falta de ar, a cozinheira foi a primeira a precisar ser internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.

No dia 20 de fevereiro, ela teve uma nova piora precisando ser transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital e Maternidade São Lucas, onde foi intubada. Sete dias depois de a mãe ir para a UTI, Clayane também teve uma piora no quadro de saúde e precisou ser hospitalizada.

No dia 1º de março, a situação de Clayane também se agravou e ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá.

Publicado por Everton Escobar em Quinta-feira, 4 de março de 2021

A vendedora não resistiu às complicações da doença e acabou falecendo na manhã de domingo (7). Pouco mais de 24 horas depois, na tarde de segunda (8), a mãe também não resistiu à doença e morreu.

Leia também:
Vacina CoronaVac mostra eficácia contra variante de Manaus
Mãe de Bolsonaro recebe 2ª dose da CoronaVac e prova que presidente mentiu

Foi muito triste para toda a família. Todos ficamos muito desestabilizados, e agora estamos aqui rezando para que essa dor diminua. Tivemos duas perdas muito dolorosas em um espaço de tempo curto. Não deu tempo nem de curar uma dor e já veio outra. Essa doença veio arrasando com tudo e acabando com as famílias“, desabafa Clarice de Lima Ferreira, irmã de Juraci e tia de Clayane.

Segundo Clarice, Juraci deixa dois filhos, um deles com problemas psíquicos. Clayane era casada e não tinha filhos.

Covid-19 em Primavera do Leste

De acordo com dados da Prefeitura de Primavera do Leste, a cidade contabiliza 151 mortes pela covid-19.

Em sete dias, Primavera do Leste registrou um aumento de 10% em mortes causadas pelo novo coronavírus e em dois meses o crescimento foi de 33%.

Só no último fim de semana seis moradores da cidade perderam a vida por causa da doença.

No dia 8 de janeiro Primavera do Leste registrava 112 óbitos pelo novo coronavírus. Um mês depois esse número subiu para 125, ou seja, um aumento de 11%.

O que preocupa também é que nesse mesmo período o número de pessoas hospitalizadas mais do que triplicou: de 16 passou para 72 internados. Atualmente 95% dos leitos de UTI Covid estão ocupados na cidade.

7.773 casos positivos da doença foram contabilizados desde o início da pandemia.

UOL e G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS