Redação Pragmatismo
Saúde 08/Mar/2021 às 16:01 COMENTÁRIOS
Saúde

Mãe de Bolsonaro recebe 2ª dose da CoronaVac e prova que presidente mentiu

Publicado em 08 Mar, 2021 às 16h01

Segunda aplicação nesta segunda-feira comprova que mãe de Bolsonaro recebeu a CoronaVac, ao contrário do que disse o presidente para seguidores em transmissão ao vivo

Olinda Bonturi Bolsonaro vacina coronavac
Olinda Bonturi Bolsonaro

Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, recebeu nesta segunda-feira (8/3) a segunda dose da CoronaVac em sua própria residência, em Eldorado, interior de São Paulo. As informações foram confirmadas pela prefeitura da cidade.

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia recebido a primeira dose da vacina no dia 12 de fevereiro. A CoronaVac é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Ao receber a segunda dose do imunizante 24 dias após a primeira aplicação, ficou comprovado que dona Olinda foi imunizada com a vacina de origem chinesa, diferente do que disse o presidente.

A fabricante da CoronaVac recomenda que, para ter eficácia, a segunda dose da vacina seja aplicada entre 14 e 28 dias após a realização da primeira — o que se confirmou no caso da mãe de Bolsonaro.

A segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford, por sua vez, só deve ser aplicada 90 dias depois da primeira.

Em uma live transmitida no Facebook no dia 18 de fevereiro, Bolsonaro esbravejou contra veículos de comunicação que divulgaram que sua mãe havia sido vacinada com a Coronavac.

Demonstrando algum nervosismo, Bolsonaro afirmou que a mãe recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19, mas que no cartão constava a vacina CoronaVac.

“Aqui está o cartão de vacina da minha mãe, ela foi vacinada no dia 12 de fevereiro, primeira dose, lote tal, fabricante Oxford. ‘Tá’ aqui. Ela foi vacinada e o cara [profissional de saúde que aplicou a vacina] foi embora. Horas depois ele volta apavorado, chamou a pessoa que acompanha minha mãe, pegou o cartão de vacina e rasgou. Daí entrega para minha mãe um cartão escrito vacina do Butantan”, bradou Bolsonaro.

A imunização de dona Olinda Bonturi Bolsonaro repercutiu nas redes sociais. “Você mede o coração de um homem pela forma com que ele trata a mãe. Nesse caso o presidente sequer esteve ao lado dela nas duas imunizações. Uma senhora de 93 anos completamente sem a consideração do filho e dos netos. E nesse dia internacional da mulher fica a reflexão como eles tratam as mulheres”, escreveu um internauta.

Olinda Bonturi Bolsonaro mora na cidade de Eldorado (SP) com uma cuidadora de 61 anos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS