Redação Pragmatismo
Saúde 09/Mar/2021 às 10:43 COMENTÁRIOS
Saúde

Vacina CoronaVac mostra eficácia contra variante de Manaus

Publicado em 09 Mar, 2021 às 10h43

Estudos mostraram que tanto a CoronaVac quanto a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford são eficazes contra a variante de Manaus do coronavírus

Vacina CoronaVac eficácia variante de Manaus
(Imagem: Thomas Peter | Reuters)

Estudos preliminares mostraram que tanto a CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, quanto a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford mostraram ser eficazes contra a variante de Manaus do coronavírus.

A pesquisa sobre a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo clínico da vacina e que está envasando o imunizante no Brasil, disse uma fonte com conhecimento do estudo à Reuters.

Segundo a fonte, o estudo foi feito por meio do exame de amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a CoronaVac e testadas contra a variante de Manaus, e os dados preliminares indicam que o imunizante foi eficaz contra a cepa. O estudo ainda será ampliado para a obtenção de dados definitivos.

Saiba mais:
Infectados com variante de Manaus têm carga viral 10 vezes maior, aponta Fiocruz
Médicos do AM descrevem “nova Covid” mais rápida e letal entre jovens

No caso de Oxford, a eficácia também foi comprovada em estudos preliminares feitos pela universidade inglesa e pelo laboratório AstraZeneca. A informação foi confirmada pelo diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, que dirige a unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos.

A variante do coronavírus conhecida como P1 e originada em Manaus é apontada como mais transmissível do que cepas anteriores do coronavírus e, por isso, é vista como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil nas últimas semanas.

O Butantan já entregou 16,1 milhões de doses da CoronaVac, que é aplicada em duas doses, ao PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. Além desse montante, o PNI conta atualmente com 4 milhões de doses importadas prontas da Índia da vacina desenvolvida em conjunto entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O presidente do Butantan, Dimas Covas, disse anteriormente que a CoronaVac teve resultados “muito positivos” em teses feitos na China contra as variantes britânica e sul-africana da covid-19, também apontadas como mais contagiosas que cepas anteriores.

Vacina de Oxford também é eficaz

Os resultados do estudo sobre a vacina de Oxford/AstraZenece foram confirmados pelo diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, mas só serão divulgados ao longo desta semana.

A variante do coronavírus originada em Manaus, chamada de P.1., vem sendo apontada como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil neste ano, na contramão do que tem ocorrido no mundo.

A Fiocruz firmou parceria com a AstraZeneca para o envase e futura produção integral da vacina contra covid-19 no Brasil. Até o momento, 4 milhões de doses da vacina importadas prontas da Índia estão sendo aplicadas no PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.

Leia também:
Ministério da Saúde admite que Brasil chegará a 3 mil mortes por dia
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes
261 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’

A expectativa da Fiocruz é que as primeiras doses da vacina envasadas no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde a partir de meados deste mês.

Eduardo Simões e Rodrigo Viga Gaier, Reuters

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS