Redação Pragmatismo
Lula 10/Mar/2021 às 09:56 COMENTÁRIOS
Lula

Joice admite que publicou vídeo falso de Lula bêbado; Constantino também divulgou

Publicado em 10 Mar, 2021 às 09h56

Após espalhar o conteúdo falso, Joice tentou se justificar: "Recebi o vídeo de uma grande publicitária do Brasil". Constantino também disseminou o material para milhares de pessoas

Joice Hasselmann
Joice Hasselmann

Joice Hasselmann e Rodrigo Constantino divulgaram nesta terça-feira (9) um vídeo comprovadamente falso sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do site Boatos.org, que explicou a mentira.

Nas imagens, Lula fala sobre ter 74 anos de idade e “tesão” de um jovem de 20. O áudio do vídeo foi claramente manipulado para que a fala do ex-presidente saísse mais lenta, dando a impressão de que ele estaria alcoolizado.

“Lula feliz e bêbado comemorando a gentileza que Bolsonaro faz ao destruir a Lava Jato e salvar Lula. A porteira foi aberta”, escreveu Hasselmann ao compartilhar o vídeo para seus 346 mil seguidores no Twitter.

Constantino, comentarista da Jovem Pan e bajulador do bolsonarismo, divulgou o conteúdo para os seus mais de 700 mil seguidores no Twitter.

A fake news afirma ainda que Lula, bêbado, estaria comemorando a decisão do STF que anulou seus processos. O vídeo original, na verdade, foi divulgado pelo próprio ex-presidente e gravado no dia em que ele saiu da prisão.

Após a fake news ser desmascarada, Joice publicou uma tentativa de retratação: “Pessoal, recebi hoje – de uma grande publicitária do Brasil — um vídeo do Lula, supostamente bêbado, comemorando sua “volta” à ativa. Publiquei por confiar na fonte. No primeiro questionamento de que havia uma edição para deixar o vídeo em “slow motion”, deletei, antes mesmo de checar”, disse a deputada.

VEJA TAMBÉM: Constantino pede intervenção militar para barrar Lula

“Não tenho compromisso com o erro de ninguém, muito menos com o meu. Não publicaria, se não confiasse na fonte, que questionada disse que recebeu também de alguém de confiança. Melhor mesmo não republicar nada, mesmo que venha de alguém probo. Fakenews é Fakenews, não importa se vem da esquerda ou direita. O tuíte ficou poucos minutos no ar. Ainda assim, peço sinceras desculpas. Meus seguidores tiveram acesso a essa porcaria. Mais uma vez, mil desculpas”, disse a deputada.

Recomendações

COMENTÁRIOS