Redação Pragmatismo
Saúde 17/Mar/2021 às 10:36 COMENTÁRIOS
Saúde

Fiocruz: "Brasil enfrenta maior colapso sanitário de sua história"

Publicado em 17 Mar, 2021 às 10h36

Fundação Oswaldo Cruz afirma que não há na história brasileira tragédia maior do que a vivenciada atualmente. Cientistas indicam que apenas medidas rigorosas de isolamento poderão reduzir o estresse dos sistemas de saúde. Pesquisadores citam Araraquara como um bom exemplo

Fiocruz Brasil maior colapso sanitário história covid-19 coronavírus governo bolsonaro
(Imagem: Diego Vara | Reuters)

Guilherme Mendes, Congresso em Foco

O Brasil enfrenta o pior colapso sanitário e hospitalar de sua história. A afirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), feita nesta terça-feira, indica uma situação crítica em todo o país e que irá contribuir para uma escalada diária do número de mortes pela covid-19.

A Fiocruz apontou que, das 27 unidades federativas do país, 24 estão com leitos de UTI em lotação superior a 80%, sendo que em 15 a ocupação ultrapassa os 90%. Apenas os estados de Roraima, com 73% de ocupação, e Rio de Janeiro, com 79% da ocupação dos seus leitos, estão em níveis considerados abaixo de “crítico“.

Por enquanto, o Rio Grande do Sul é o único estado com 100% dos leitos ocupados – e nesta terça (16), o estado quebrou sua própria marca de mortes, com 502 vidas perdidas.

Santa Catarina (99%) e Paraná (96%) indicam um cenário desolador na região sul. Rondônia (98%), Pernambuco e Rio Grande do Norte (ambos com 96%) também contam com os sistemas de atendimento próximos do colapso.

Leia também:
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes
280 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’

Fiocruz Brasil enfrenta maior colapso sanitário história covid-19 coronavírus governo bolsonaro
(Imagem: Fiocruz)

Na série histórica, o país completa 45 dias seguidos em um cenário de agravamento do sistema hospitalar – foi no início de fevereiro que quatro estados registraram, pela última vez, ocupação de leitos em níveis baixos. Desde então, o cenário se agravou, por conta do aumento do contágio pela covid-19.

Os técnicos da Fiocruz indicam que apenas medidas rigorosas de prevenção e controle da doença poderão reduzir o estresse dos sistemas de saúde. Os pesquisadores consideraram como um bom exemplo o caso do município de Araraquara (SP), que há algumas semanas enfrentou o colapso da sua rede de atendimento. Com medidas rigorosas de lockdown e toque de recolher, a cidade pode reduzir sua taxa de contágio em 50%.

Saiba mais:
O que o Lockdown de Araraquara pode ensinar ao Brasil?
Araraquara: o que aconteceu com a cidade que adotou o ‘lockdown de verdade’

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS