Redação Pragmatismo
Saúde 08/Mar/2021 às 08:54 COMENTÁRIOS
Saúde

Feto infectado com Covid-19 morre no útero da mãe

Publicado em 08 Mar, 2021 às 08h54

Contaminada com Covid-19, a gestante estava na 36ª semana de gravidez quando começou a passar mal e precisou ser encaminhada ao hospital. Caso aconteceu em Israel

Feto infectado Covid-19 morre útero mãe isarel
(Imagem: healthy.walla.co.il)

Um hospital israelita divulgou, no último sábado (27), que um bebê natimorto, cuja mãe havia sido infectada com covid-19, também carregava o vírus. Esse é o segundo relato de bebê nascido morto após ser infectado pelo novo coronavírus no país.

Segundo informações divulgadas pela imprensa local, a gestante – contaminada com covid-19 – estava na 36ª semana de gravidez quando começou a passar mal e precisou ser encaminhada ao hospital. Os médicos descobriram que o feto havia morrido no útero e um teste de laboratório realizado posteriormente revelou que o bebê também estava infectado com o vírus.

Leia também:
Ceará registra morte de bebê de 3 meses com coronavírus
Mãe de bebê morta por coronavírus no RN é hostilizada e faz desabafo
Terra Yanomami é invadida por garimpo e 7 bebês morrem de Covid-19

Em Israel, o primeiro caso de bebê natimorto infectado com o vírus pela placenta da mãe foi relatado no dia 16 de fevereiro. Uma mulher de 29 anos, com sintomas de covid-19, procurou ajuda médica na 25ª semana de gravidez, tendo percebido que não sentia mais os movimentos do feto. A mãe e o bebê (nascido morto) foram testados e diagnosticados com o vírus.

Neste caso, os médicos afirmam que há uma grande probabilidade de a morte ter sido causada pelo vírus, embora não seja possível comprovar.

O feto foi infectado pela placenta da mãe, e com um alto grau de certeza podemos dizer que morreu devido ao coronavírus“, disse o Dr. Tal Brosh, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Samson Assuta Ashdod, de acordo com a imprensa local.

O Dr. Yossi Tobin, diretor da maternidade do hospital, concordou que, como o feto foi infectado no útero, é provável que a morte tenha sido causada pela covid-19. “Foi uma infecção intrauterina do feto, que pode causar infecção placentária e morte”, disse ele. “É uma ocorrência rara e o fato de que fomos capazes de descobrir que o bebê já estava infectado no útero indica uma alta probabilidade de que ele morreu como resultado do novo coronavírus.

Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriu que, embora as chances sejam baixas, mulheres grávidas infectadas com covid-19 têm mais chances de desenvolver a doença em estado grave, quando comparadas a mulheres não grávidas. Além disso, gestantes infectadas podem ter maior risco de resultados adversos da gravidez, como parto prematuro.

É especialmente importante para as grávidas e para quem vivem com elas se protegerem contra a covid-19”, declarou a agência.

Saiba mais:
Ministério da Saúde admite que Brasil chegará a 3 mil mortes por dia
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes
261 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’

RevistaCrescer

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS