Redação Pragmatismo
Educação 19/Mar/2021 às 11:38 COMENTÁRIOS
Educação

Bolsonaro veta projeto que daria internet grátis a professores e alunos

Publicado em 19 Mar, 2021 às 11h38

Projeto que assegura internet grátis a professores e alunos já tinha sido aprovado na Câmara e no Senado, mas foi integralmente vetado pelo presidente Bolsonaro

Bolsonaro veta projeto internet grátis professores alunos
(Imagem: SECOM-PB)

Congresso em Foco

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente proposta aprovada pelo Congresso que pretendia garantir internet grátis a alunos e professores da rede básica de educação.

Decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade“, alegou Bolsonaro no despacho publicado na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial da União.

Leia também:
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes
280 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’
Fiocruz: “Brasil enfrenta maior colapso sanitário de sua história”

Segundo o presidente, a mudança legislativa dificultaria o cumprimento da meta fiscal e da regra de ouro, que proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes. O projeto foi aprovado pelo Senado em fevereiro, depois de ter passado pela Câmara em dezembro.

A proposição aumenta a alta rigidez do orçamento, o que dificulta o cumprimento da meta fiscal e da regra de ouro”, afirma o Executivo.

A proposta previa que a União repassaria R$ 3,5 bilhões aos estados e ao Distrito Federal para a compra de planos de internet móvel e de tablets para professores e alunos.

Os beneficiários da assistência seriam os professores da educação básica das redes de ensino, bem como os respectivos estudantes pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas.

Saiba mais:
Lockdown atrasado custou 27 mil mortes no Reino Unido, revela estudo
O destino trágico da cidade que distribuiu cloroquina e ivermectina de graça
Cadáveres são amontoados a céu aberto em cemitério de Pernambuco

Seriam ofertados 20 gigabytes de acesso à internet para esse público. Além da internet, a proposta previa a aquisição de tablets para todos os estudantes do ensino médio da rede pública vinculados ao CadÚnico, tomando como referência o preço de R$ 520,00 por equipamento.

Veja a íntegra do texto:

Bolsonaro veta projeto internet grátis professores alunos
Bolsonaro veta integralmente projeto que assegura internet grátis a alunos e professores da rede pública (Imagem: Diário Oficial da União)

Leia mais: Bolsonaro aciona a Justiça para derrubar medidas restritivas do RS, DF e BA

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS