Redação Pragmatismo
Lula 10/Mar/2021 às 07:44 COMENTÁRIOS
Lula

Bernie Sanders comemora anulação dos processo de Lula: "Vitória para a democracia"

Publicado em 10 Mar, 2021 às 07h44

Bernie Sanders comemora anulação dos processos contra Lula: “Importante vitória para a democracia”

Bernie Sanders comemora anulação dos processo de Lula Vitória democracia
Bernard “Bernie” Sanders (Imagem: Damian Dovarganes | AP)

Notório admirador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador americano Bernie Sanders comemorou pelo Twitter nesta terça-feira, 9, a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou as condenações da Lava Jato de Curitiba contra o petista.

Leia também: O lavajatista Fachin deu um cavalo de pau no Brasil

Pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos na última eleição pelo Partido Democrata, Sanders afirmou que “Lula fez um trabalho incrível para reduzir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores”.

É uma notícia excelente que esta condenação geral suspeita foi anulada. É uma vitória importante para a democracia e a justiça no Brasil ”, afirmou.

Como presidente, Lula fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. É uma ótima notícia que sua condenação, altamente suspeita, foi anulada. Esta é uma importante vitória da democracia e da justiça no Brasil“.

Sanders frequentemente faz acenos a ex-presidente brasileiro por meio de suas redes sociais. Em 2019, comemorou a saída de Lula da prisão. Pouco antes, elogiou que ele “reduziu dramaticamente a pobreza e permanece, ainda hoje, como o político mais popular do Brasil”.

Em 2018, Sanders fez parte de um grupo de 29 congressistas que denunciava a preocupação com a situação dos direitos humanos no Brasil, citando a morte da vereadora Marielle Franco e a prisão de Lula. Segundo o grupo, a condenação foi feita com base em um julgamento “questionável e politizado” e em “acusações não comprovadas”.

Em seu perfil, chegou a comentar a versão em inglês da reportagem publicada pela The Intercept com a troca de mensagens de procuradores e juízes da Lava Jato.

Durante sua presidência, Lula da Silva tomou conta de enormes reduções da pobreza e se manteve o político mais popular do Brasil. Eu estou com outros líderes políticos e sociais do mundo todo que pedem ao Judiciário brasileiro que solte Lula e anule sua sentença ”.

Leia mais: “Não tenho mágoas. O sofrimento do povo é infinitamente maior”, diz Lula em pronunciamento

Com a decisão recente do ministro Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, o ex-presidente se livra da Lei da Ficha Limpa e volta a elegível, podendo disputar a eleição de 2022. Todas as decisões referentes a Lula pela 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atuava Sergio Moro, foram anuladas. O ministro também determinou que todos os processos sejam reiniciados na Justiça Federal de Brasília.

AFP

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS