Redação Pragmatismo
Política 29/Jan/2021 às 11:16 COMENTÁRIOS
Política

João Campos pressiona aliados a votarem em Arthur Lira, candidato de Bolsonaro

Publicado em 29 Jan, 2021 às 11h16

João Campos, prefeito de Recife, está pressionando deputados federais do PSB de Pernambuco a votar em Arthur Lira, candidato de Bolsonaro a presidente da Câmara. A postura do filho de Eduardo Campos vai na contramão do que foi decidido por 80 votos a 0 dentro do seu próprio partido

João Campos pressiona aliados votarem Arthur Lira candidato de Bolsonaro
João Henrique de Andrade Lima Campos (Imagem: Rodolfo Loepert)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem pressionado deputados federais do PSB de Pernambuco a votar no deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara.

De acordo com matéria publicada na revista Época, Campos tem interesse na vitória do candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A eleição acontece na segunda-feira (1) e será por meio de votação secreta.

Acontece que a pressão de Campos nos deputados do partido vai na contramão da decisão do Diretório Nacional do PSB, que decidiu, por 80 votos a zero, não apoiar candidatos de Bolsonaro à Presidência da Câmara. No entanto, segundo a revista, Campos continua insistindo pelo voto em Lira.

Nesta sexta-feira (29), o presidente Bolsonaro exonerou os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Com isso, eles reassumem os mandatos como deputados federais pelo DEM.

Ou seja, a manobra tem como objetivo garantir o voto deles no candidato governista à presidência da Câmara, deputado Arthur Lira.

Interferência do Planalto

Oficialmente, o DEM integra o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Tanto Maia como Baleia Rossi têm reclamado da interferência do Palácio do Planalto na eleição à presidência da Câmara. O emedebista acusou Bolsonaro, na quinta-feira, de uma “brutal interferência” no pleito. Segundo ele, o presidente tem coagido e perseguido deputados contra sua candidatura.

Já Rodrigo Maia denunciou a promessa de emendas orçamentárias aos parlamentares em troca do apoio a Lira. “É um alerta aos deputados e deputadas que a intenção do presidente é transformar o Parlamento num anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o mandato de cada deputado e deputada e o protagonismo da Câmara nos debates com a sociedade”, disse.

A PROPÓSITO: Para eleger Lira, Bolsonaro promete verba milionária a políticos do DEM e PSDB

A poucos dias para a eleição, Bolsonaro tem pedido votos abertamente para o líder do centrão e afirmou: “se Deus quiser, vamos influir na eleição do Congresso”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS