Redação Pragmatismo
Eleições 2020 25/Nov/2020 às 18:07 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

As últimas pesquisas eleitorais em Fortaleza, Recife, Porto Alegre e João Pessoa

Publicado em 25 Nov, 2020 às 18h07

Candidatos bolsonaristas veem chances de vitória diminuir em Fortaleza e João Pessoa. Na capital cearense, Capitão Wagner tenta esconder nome do amigo Bolsonaro na reta final e frustra o presidente. Recife e Porto Alegre prometem disputa voto a voto

eleição segundo turno pesquisas

Nos últimos dias de campanha, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) terão de se desdobrar para convencer eleitores que não votaram no primeiro turno a saírem de casa no próximo domingo em Porto Alegre (RS).

A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno foi divulgada nesta terça-feira (24) e indica que o páreo não está definido, embora Melo tenha 49% das intenções de voto e Manuela, 42%.

São sete pontos de vantagem (oito se considerados apenas os votos válidos). Branco e nulos somam 5% e os indecisos são 4%.

Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

VOTOS VÁLIDOS PORTO ALEGRE

Sebastião Melo (MDB): 54%
Manuela D’Ávila (PC do B): 46%

JOÃO PESSOA

A pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (24) para a Prefeitura de João Pessoa aponta disputa apertada entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) no segundo turno.

Cícero, candidato do governador João Azevedo, apresenta 44% da preferência do eleitorado. Nilvan Ferreira, candidato do presidente Bolsonaro e do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aparece com 36% das intenções de voto. Brancos e Nulos são 16% e 3% estão indecisos.

Considerando os votos válidos:

Cícero Lucena: 55%
Nilvan Ferreira: 45%

RECIFE

Em Recife, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou nesta terça-feira (24) a mais recente pesquisa para a prefeitura da capital pernambucana.

Marília Arraes (PT) aparece com 54% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) e João Campos (PSB), com 46%.

VEJA TAMBÉM: Marília Arraes é vítima de uma das campanhas mais sórdidas da história

A pesquisa Ipespe também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, que é quando os eleitores afirmam que “não votariam de jeito nenhum” no candidato. Nesta questão, João Campos soma 42% das citações e Marília Arraes aparece com 38%.

FORTALEZA

O deputado federal Wagner Sousa Gomes, 41, o Capitão Wagner (PROS), que disputa o segundo turno para comandar Fortaleza, decidiu parar de usar o apoio anunciado a seu nome por Jair Bolsonaro (sem partido). Na capital cearense, não se vê fotos dele ao lado do presidente em nenhum material de campanha.

De acordo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, interlocutores ligados ao Palácio do Planalto afirmam o presidente está frustrado com o Capitão Wagner.

Havia uma grande expectativa em torno da capital cearense, visto que os candidatos apoiados por Bolsonaro em outras cidades no primeiro turno foram à lona.

A pesquisa Ibope Fortaleza para o segundo turno, divulgada na segunda-feira (23), colocou o candidato do PDT, José Sarto, com 53% das intenções de votos totais. Capitão se manteve com 35%.

Quando se trata do universo dos votos válidos, Sarto tem ampla vantagem, com 60%. Capitão Wagner fica com 40%.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS