Redação Pragmatismo
Eleições 2020 22/Out/2020 às 19:45 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Datafolha: Martha Rocha e Benedita crescem no Rio; Paes e Crivella caem

Publicado em 22 Out, 2020 às 19h45

Com os avanços das candidaturas de Martha Rocha e Benedita da Silva, Crivella deve ficar de fora do segundo turno no Rio de Janeiro. Apesar do recuo numérico, Eduardo Paes continua liderando. Veja os números do Datafolha

prefeitura rio de janeiro
(Os 4 principais candidatos no Rio de Janeiro)

A mais nNova pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), mantém uma liderança confortável para vencer o primeiro turno das eleições de 15 de novembro, ao obter 28% das intenções de voto. O levantamento aponta um acirramento da disputa por uma vaga no segundo turno.

O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que já estava empatado tecnicamente com a deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) no primeiro levantamento do instituto, divulgado no início do mês, agora está ainda mais embolado com as adversárias.

Crivella e Martha estão com 13% e Benedita, com 10%, um empate de acordo com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa realizada há 15 dias, Paes tinha 30%; Crivella, 14%; Martha, 10%; e Benedita, 8%. Com as exceções de Paes, que perdeu dois pontos percentuais, e de Crivella, que desceu um, todos os principais candidatos oscilaram positivamente, ainda que dentro da margem de erro, com o enxugamento do percentual de votos em branco, nulo e nenhum, que caiu de 27% para 17%.

Entre os que mais avançaram, e ganharam três pontos, estão Martha Rocha e o deputado federal Luiz Lima (PSL), que disputa o eleitorado bolsonarista com Marcelo Crivella, e passou de 1% para 4%.

Benedita da Silva (PT) cresceu dois pontos percentuais assim como Renata Souza (Psol), que oscilou de 3% para 5%. O ex-presidente do Flamengo Bandeira de Mello (Rede) manteve os mesmos 3%.

Quatro candidatos registraram 1% das preferências: Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC). Outros três não pontuaram: Paulo Messina (MDB), Henrique Simonard (PCO) e Suêd (PMB).

Entre os 1.008 entrevistados, 3% não souberam responder. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio sob o número RJ-08627/2020 e encomendada pela “Folha de S.Paulo” e a TV Globo.

OS NÚMEROS

Eduardo Paes (DEM): 28%
Crivella (Republicanos): 13%
Martha Rocha (PDT): 13%
Benedita da Silva (PT): 10%
Renata Souza (PSOL): 5%
Luiz Lima (PSL): 4%
Bandeira de Mello (Rede): 3%
Cyro Garcia (PSTU): 1%
Clarissa Garotinho (Pros): 1%
Fred Luz (Novo): 1%
Glória Heloiza (PSC): 1%
Nenhum/branco/nulo: 17%
Não sabe/Não respondeu: 3%

REJEIÇÃO

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

Crivella: 58%
Eduardo Paes: 31%
Clarissa Garotinho: 31%
Benedita da Silva: 27%
Cyro Garcia: 15%
Luiz Lima: 11%
Paulo Messina: 10%
Bandeira de Mello: 9%
Fred Luz: 9%
Renata Souza: 8%
Suêd Haidar: 8%
Glória Heloiza: 8%
Henrique Simonard: 7%
Delegada Martha Rocha: 7%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 6%
Não sabe/não respondeu: 2%
Poderia votar em todos: 1%

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS