Redação Pragmatismo
Polícia Militar 24/Set/2020 às 17:21 COMENTÁRIOS
Polícia Militar

Caso Patrícia Amieiro tem reviravolta após depoimento de nova testemunha

Publicado em 24 Set, 2020 às 17h21

Nova testemunha diz que viu policiais militares retirarem a engenheira do próprio carro ainda com vida antes do desaparecimento. Todos os PMs envolvidos foram inocentados e permanecem em liberdade

Patrícia Amieiro
Patrícia Amieiro

Uma nova testemunha pode ajudar a esclarecer o desaparecimento da engenheira Patrícia Amieiro em junho de 2008. O irmão de Patrícia contou que um taxista viu a engenheira sendo retirada do próprio carro ainda com vida pelos policiais militares que atiraram no veículo. O depoimento foi colhido na tarde de terça-feira no Ministério Público do Rio.

“Ele entrou em contato conosco há cerca de duas semanas. Disse que o medo o impediu de se pronunciar durante todos esses anos mas não conseguia mais viver guardando isso só para ele. A testemunha contou que estava na pista, atrás do carro da minha irmã, e viu a mão dela ainda se mexendo quando os policiais a retiraram do veículo. Ela estava viva. Ficamos muitos emocionados quando soubemos porque pensamos que ali ela ainda poderia ter sido salva”, disse Adryano Amieiro, irmão da vítima.

A defesa da família pretende pedir a anulação do júri popular realizado em dezembro do ano passado. Na ocasião, nenhum dos quatro PMs envolvidos no caso foi condenando por homicídio. Marcos Paulo Nogueira Maranhão e William Luís Nascimento foram condenados a três anos de prisão por fraude processual por terem modificado a cena do crime, mas foram autorizados a recorrer em liberdade. Já Fábio Silveira Santana e Marcio de Oliveira Santos foram absolvidos durante julgamento.

Há duas semanas, Fábio da Silveira Santana, também conhecido como Fabio Caveira, foi alvo de uma operação contra a milícia na Zona Oeste do Rio. Ele atualmente é lotado no 18º BPM (Jacarepaguá). Na casa de Fábio, na Gardênia Azul, os investigadores apreenderam dois celulares e documentos.

“Com esse novo depoimento sendo anexado ao processo, acreditamos que haverá outro entendimento do caso. Queremos a anulação e também proteção para essa testemunha. O resultado do júri não foi satisfatório. Esperamos 11 anos por justiça mas os policiais continuaram soltos e não foram condenados pela morte da minha irmã”, ressalta Adryano.

“Fiquei chocada”

A mãe de Patrícia se emocionou ao falar do depoimento prestado pela nova testemunha do caso, 12 anos após perder a filha. “Nós ficamos muito emocionados, foi um golpe para nós sabermos muitas coisas que aconteceram no dia da morte da minha filha. Fiquei chocada ao saber que a minha filha estava viva e esses policiais em vez de ajudarem, socorrerem minha filha, eles acabaram com a vida dela. Isso não existe, é muita crueldade, disse Tânia.

“Como a minha filha deve ter sofrido, meu Deus, eu só penso nisso. Mas eu peço que agora a Justiça seja feita, que está todo mundo sabendo o que realmente aconteceu. Que esse depoimento seja anexado ao processo e que tudo ande muito rápido, porque eu já esperei 12 anos para ter uma testemunha. Que abra um novo julgamento e que esses caras sejam condenados”, acrescentou a mulher.

Em nota, o MPRJ confirmou ter colhido o depoimento de nova testemunha do homicídio da engenheira e ressaltou que embora já tenha ocorrido o julgamento do caso, a decisão absolutória ainda não é definitiva.

“O processo não terminou, tendo em vista que houve recurso por parte da família da vítima. O Ministério Público, sempre em busca da restauração da verdade, já requereu a juntada no processo do depoimento da testemunha, que somente agora se apresentou”.

Entenda o caso

Patrícia tinha 24 anos quando desapareceu voltando de uma festa no Morro da Urca, na Zona Sul do Rio. Ela ia em direção à sua casa, na Barra da Tijuca. Na saída do Túnel do Joá, o carro dirigido pela engenheira foi alvo de uma série de disparos de arma de fogo. Os policiais Marcos Paulo e William Luís foram acusados de atirar por acreditarem que o motorista do carro era um traficante.

Ainda segundo a polícia, com os tiros, Patrícia perdeu o controle do veículo, que colidiu em dois postes e uma mureta. O carro da engenheira foi encontrado na beira do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, com o vidro traseiro quebrado e o porta-malas aberto. O corpo da jovem nunca foi encontrado. Para a polícia e o Ministério Público, o corpo foi retirado do veículo e o carro jogado no canal pelos policiais para impedir que o homicídio fosse descoberto.

Em 2011, a Justiça declarou a morte de Patrícia, alegando que, além de possuir vínculos estreitos com a família — eliminando a possibilidade de ela ter sumido espontaneamente — a situação em que o carro da jovem foi encontrado eliminava qualquer chance de que ela tivesse saído viva do veículo.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS