Redação Pragmatismo
Saúde 19/Mar/2020 às 16:43 COMENTÁRIOS
Saúde

Doméstica que não foi dispensada pela patroa morreu por coronavírus, diz exame

Publicado em 19 Mar, 2020 às 16h43

Primeira morte confirmada no Rio de Janeiro por coronavírus é a de doméstica que foi infectada pela patroa. Estado já tem dois casos fatais

morte coronavírus rio de janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade de Miguel Pereira confirmaram, na manhã desta quinta-feira (19), a primeira morte por coronavírus no estado.

A vítima é a empregada doméstica de 63 anos que não foi dispensada pela patroa e continuou trabalhando na casa dela. A patroa havia voltado da Itália recentemente e testou positivo para o coronavírus.

“É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, disse o governador Wilson Witzel.

A doméstica apresentou os primeiros sintomas no domingo (15), foi a uma unidade de saúde do município na segunda (16), apresentou piora no quadro e morreu na terça (17), mesmo dia que o material chegou para a análise do laboratório do estado.

Segundo a prefeitura de Miguel Pereira, a mulher foi internada no Hospital Municipal Luiz Gonzaga “já em quadro grave, vindo de táxi diretamente de seu ambiente de trabalho para a unidade de saúde”.

“Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Segunda morte no RJ

A segunda morte por coronavírus no estado do Rio de Janeiro é de um homem de 69 anos, morador de Niterói. Embora tenha morrido na terça-feira (17), a contraprova do exame só foi divulgada no início da tarde de hoje (19).

O idoso que morreu em Niterói apresentou os primeiros sintomas, como febre, tosse e mialgia na quarta (11). Ele teve contato com caso confirmado que viajou para o exterior.

O idoso estava internado no Hospital Icaraí, uma unidade particular, por choque séptico e pneumonia. Segundo o hospital, um enteado dele, que não foi atendido no local, veio de Nova York (EUA), com teste positivo. “O paciente, além da idade, possuía comorbidades que o colocaram no grupo de risco”, diz a unidade.

Ainda segundo o hospital, “o quadro do paciente evoluiu com insuficiência respiratória aguda, sendo imediatamente submetido à entubação orotraqueal e colocado em ventilação mecânica. Ele veio a óbito às 19h08 desta terça-feira”.

Brasil e mundo

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 15h20 desta quinta-feira (19), 540 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Sete mortes estão confirmadas.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (atualizadas às 16h40 de quarta-feira), houve 207.855 casos confirmados e mais de 9.000 mortes por Covid-19 em 166 países e territórios.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS