Redação Pragmatismo
Mundo 26/Set/2019 às 13:24 COMENTÁRIOS
Mundo

Eduardo Bolsonaro publica imagem falsa de Greta Thunberg e pode ser processado

Publicado em 26 Set, 2019 às 13h24

Eduardo Bolsonaro espalha imagem falsa em ataque a Greta Thunberg. De maneira irresponsável (e criminosa), filho do presidente publicou montagem sobre a menina de 16 anos que não demorou muito para ser desmascarada. Na mesma postagem, Eduardo compartilhou outra notícia falsa sobre a garota

eduardo bolsonaro greta thunberg

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou em sua conta no Twitter uma imagem falsa para atacar a ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

A montagem, compartilhada pelo deputado federal nesta quarta-feira (25), mostra Greta fazendo uma refeição dentro de um trem, enquanto crianças africanas olham do lado de fora. Criticado por internautas por ter publicado a imagem falsa, Eduardo respondeu a um deles: “e alguém não percebeu isso?”.

A publicação do deputado, escolhido por Bolsonaro para ser embaixador do Brasil em Washington, usa uma foto divulgada pela própria ativista em sua conta no Instagram, no dia 22 de janeiro. Do lado de fora do trem, na imagem real, como se vê abaixo, há apenas árvores. “Almoço na Dinamarca”, escreveu Greta na legenda.

A foto das crianças usada na montagem postada pelo filho do presidente foi feita na República Centro-Africana pela fotógrafa Stephanie Hancock, da agência Reuters, em agosto de 2007. Elas foram fotografadas na vila de Korosigna, que, segundo a reportagem da agência, havia sido atacada por tropas do governo local em janeiro em 2006.

(post de Eduardo com imagem falsa)

(post original)

Ver essa foto no Instagram

Lunch in Denmark.

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Na mesma postagem, Eduardo Bolsonaro compartilhou uma notícia falsa segundo a qual Greta Thunberg é financiada pelo investidor George Soros, tachado pela direita como financiador de projetos de esquerda pelo mundo.

O boato surgiu nas redes sociais a partir de outra montagem, feita sobre uma foto da ativista com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, publicada por ela no Instagram. A imagem falsa trocava o rosto de Gore pelo de Soros e era acompanhada por um texto que dizia que a sueca é neta do empresário húngaro-americano.

VEJA TAMBÉM: “GRETA THUNBERG é histérica e precisa de macho!”

A postagem de Eduardo Bolsonaro foi uma “resposta” ao discurso de Greta na cúpula do clima da ONU, na segunda-feira 23, em que ela acusou líderes mundiais, incluindo Jair Bolsonaro, de traírem os jovens por não agirem contra as mudanças climáticas.

As fake news publicadas por Eduardo são ainda mais graves porque ele é o nome indicado para ser embaixador do Brasil em Washington – um cargo que exigiria postura diplomática. No entanto, o que se vê é uma baixaria. Agora com repercussão mundial.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários