Redação Pragmatismo
Música 29/Mar/2019 às 13:43 COMENTÁRIOS
Música

Sobrinha de Nana Caymmi desabafa após ataques da tia

Publicado em 29 Mar, 2019 às 13h43

Depois de ser atacada por Nana Caymmi, sobrinha da cantora fala sobre rejeição e violência e afirma que, a partir de agora, decidiu exigir respeito e não esconder o que tanto a machucou

Alice Caymmi nana desabafo
Alice Caymmi (reprodução/facebook)

A cantora Nana Caymmi atacou a sobrinha Alice Caymmi em uma entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (27).

Na entrevista, Nana diz que a sobrinha tem uma ótima voz, mas fala dela com ares de tristeza e decepção. “Eu tinha muita esperança de que ela fosse para o meu caminho. Achei que Alice ia dar mel, mas não deu”, disse.

Na mesma entrevista, a famosa intérprete da MPB defendeu o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e afirmou que Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso “chupam o pau” de Lula. A maneira como Nana falou do filho acamado também causou polêmica (veja aqui).

Depois das críticas da tia, Alice Caymmi publicou um desabafo no Facebook. Ela inicia afirmando que sempre foi questionada sobre o que significava ser da família Caymmi e se havia um peso nisso.

Leia a íntegra do desabafo:

Durante aproximadamente dez anos de carreira me foi perguntado o que significa fazer parte da minha família de sangue. Falava-se em um peso, uma carga. Cantar não é nem nunca foi um peso pra mim, cantar me liberta.

Porém a que custo consegui chegar até aqui? A custo de muita rejeição e por vezes violência, violência essa que perdura e se estende até a quem não tem nada a ver com isso.

Nunca pedi aprovação de ninguém, nunca pedi ajuda, nunca pedi um real, mas decido exigir respeito. Não concordo em nenhuma instância com o que pessoas que compartilham meu sangue pensam e fazem.

É muito difícil ser coerente com um coro grego tragicômico atrás. Uma espécie de neurose woodyana. Decidi a partir do dia de hoje, não esconder o que tanto me machucou.

Felizmente isso não se estende também a minha família mais próxima, meu pai e minha mãe. Aqueles que tanto queriam que eu nascesse apesar de outros não.

Eu sigo sempre viva e forte quer queiram quer não. Quem precisou de mim, sabe que eu estava lá. Quem conheceu Dorival, sabe a neta que sou e que sempre fui. Kawô Cabiecilê.

Repercussão

O desabafo de Alice repercutiu nas redes sociais. Confira algumas reações:

— Supere, Alice. Há pessoas que envelhecem saudáveis; outras envelhecem Nana.

— Eu lembro da primeira vez que vi você cantando. Foi um especial ao Dorival e você estava cantando ‘Nem eu’. A primeira coisa que me veio à cabeça é que a sua importação vocal era idêntica a da sua tia. E sua postura no palco também. Pensei: Pra que imitar a tia se pode seguir um caminho próprio? Muitas coisas na cabeça. Então, anos depois vi você Senhora dos Raios. Indo contra a maré do que seria esperado que você seguisse. Vi a sua carreira toda sendo trilhada sozinha, com a sua personalidade, enfrentando críticas de peito aberto e tentando evoluir. Eu me vejo muito em você porque venho de uma família com os mesmos moldes e sei como é duro querer e ser ao contrário. Ser mulher. De manter firme levando tudo isso. Te admiro muito e sei que essas ferpas expostas tão equivocadamente à seu respeito hoje, não vão fazer nada além de te fortalecer. Parabéns pelo trabalho, pela carreira e pela força.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS