Redação Pragmatismo
Lula 04/Mar/2019 às 12:37 COMENTÁRIOS
Lula

Bolsonaristas especulam que Arthur, neto de Lula, estaria vivo

Publicado em 04 Mar, 2019 às 12h37

Vídeos e textos de Bolsonaristas disseminados nas redes sociais colocam em dúvida a morte de Arthur, neto do Lula. Um frame de décimos de segundo que mostra o ex-presidente sorrindo e o horário da publicação de uma matéria do G1 são utilizados para justificar a conspiração

morte de arthur farsa Lula
Apoiadores de Bolsonaro afirmam que morte de Arthur foi uma “farsa” para privilegiar Lula

Joaquim de Carvalho, DCM

Começaram a circular pela rede social comentários e vídeos que colocam em dúvida a morte de Arthur, neto do Lula. É uma canalhice sem tamanho.

Um youtuber da rede bolsonarista, no seu raciocínio truncado, estranha o fato de que a notícia tenha sido dada, em primeira mão, por Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Ele associa o furo jornalístico ao fato de que Ancelmo, na juventude, fez curso na extinta União Soviética, como tantos outros jovens do PCB — o partidão — fizeram na época. O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada.

Ancelmo foi dos muitos estudantes que fizeram esse curso e depois se tornaram profissionais, deixaram a militância, e foram ganhar a vida fora da política ou, às vezes, na própria política, mas em outro campo.

O PSDB do ex-comunista Alberto Goldman tem um grande número de egressos de cursos da extinga União Soviética.

O youtuber bolsonarista insinua que Ancelmo ainda teria vínculos com a KGB e agora teria participado de uma conspiração para enganar o mundo:

Arthur estaria vivo e escondido em algum lugar. Tudo não passaria de uma estratégia para que Lula passasse algumas horas fora da prisão.

Também estão usando o frame (de décimos de segundo) de uma imagem que mostra o ex-presidente sorrindo, enquanto se dirige ao helicóptero que o levaria ao aeroporto.

Há dezenas de outras imagens demoradas que mostram Lula arrasado, mas ele usa o frame de imagem congelada, de um cumprimento, para destilar o veneno: seria tudo uma farsa. Lula estaria feliz.

Também usa o horário de publicação de uma reportagem do G1 para construir a lenda da armação.

O horário de postagem é 12h51 de sexta-feira, e a reportagem faz referência a um tuíte de Gleisi Hoffmann, de 12h52.

“Como O Globo publica um tuíte de uma parlamentar com um minuto de antecedência?”, indaga. Simples: a reportagem recebe atualizações ao longo do tempo, como é normal em qualquer site, e o tuíte foi postado depois do primeiro texto.

A reportagem do G1 informa que recebeu a última atualização no sábado, um dia depois. É assim que funciona, mas neste mundo bolsonarista que une canalhas e imbecis a verdade não é um valor importante. O que conta é a convicção.

Outras sandices destas têm sido publicadas nas redes. O objetivo é dar razoabilidade a comentários abjetos como o de Eduardo Bolsonaro. A morte de Arthur seria uma oportunidade para “o larápio posar de coitado”.

É da mesma usina de onde saíram a Ferrari de ouro do Lulinha, que ainda seria dono da JBS (ver aqui) e um dos homens mais ricos do universo.

O delírio que associa o Globo a uma conspiração em torno da morte de Arthur não mereceria comentário, mas é necessário registro, para que canalhas não falem sozinho. Afinal, quem cala consente.

E é preciso desmontar a mentira no nascedouro.

VEJA TAMBÉM: A blogueira que celebrou a morte de uma criança de 7 anos

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS