Redação Pragmatismo
Direita 06/Feb/2019 às 18:08 COMENTÁRIOS

A gafe do youtuber que é referência para a direita brasileira

Irritado com a campanha pela indicação de Lula ao Prêmio Nobel da Paz, youtuber que é ícone da direita brasileira comete gafe e internautas não perdoam

O youtuber Nando Moura
O youtuber Nando Moura

Para medir o alcance de Nando Moura no mundo virtual e, mais precisamente, entre o público conservador brasileiro, basta saber que os seus vídeos são indicados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

No entanto, o tamanho da popularidade de Nando Moura não é compatível com o conteúdo que ele dissemina. Nesta quarta-feira (6) o rapaz ganhou ainda mais visibilidade nas redes sociais por espalhar uma fake news. Ou, como asseguram os mais moderados, por cometer uma gafe.

Irritado com a campanha liderada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel para indicar o ex-presidente Lula ao Prêmio Nobel da Paz, Nando afirmou que o ex-líder soviético Josef Stalin foi agraciado com o prêmio duas vezes.

A intenção do youtuber, que tem mais de três milhões de inscritos em seu canal, era desqualificar o prêmio. No vídeo nomeado “Lula + Jean Wyllys = NOBEL DA PAZ”, Nando Moura tenta, através dos “prêmios” de Stalin, mostrar quão errado seria dar o prêmio a Lula, chamando o ex-presidente do Brasil de “sapo cachaceiro”.

VEJA TAMBÉM: Como o Youtube deu vida e voz à extrema-direita

Em outra pérola recente, o líder do MBL e deputado federal Kim Kataguiri (DEM) disse que Karl Marx se arrependeu de suas teses durante a 2ª Guerra Mundial — só que Marx morreu 50 anos antes.

_x_

Ps.: Em 1974 na cidade de Medellin, na Colômbia, Adolfo Pérez Esquivel coordenou a fundação do Servicio Paz y Justicia en América Latina (SERPAJ-AL), junto com vário bispos, teólogos, militantes, líderes comunitários e sindicalistas.

O SERPAJ-AL se dedicou a defender os Direitos Humanos no continente e a difundir a Não-Violência Ativa como instrumento de transformação da realidade e de enfrentamento dos crimes de tortura e desaparecimento forçado de militantes políticos e agentes comunitários e pastorais, praticados pelas Ditaduras Militares que haviam se instalado por toda a América Latina, com o apoio dos Estados Unidos.

Por essa atividade Adolfo Pérez Esquivel recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1980.

A deputada Federal Margarida Salomão usou as redes sociais para comentar as gafes de Nando Moura e Kim Kataguiri, referências da nova direita brasileira.

“Pérolas da direita youtuber: Um disse que Marx se arrependeu de suas teses durante a 2ª Guerra Mundial (só que Marx morreu 50 anos antes). Outro agora vem dizer que Stálin recebeu não um, mas DOIS prêmios Nobel da Paz. Nem em butiquim tem tanta bobagem sendo dita. Haja ressaca”, escreveu a parlamentar.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Comentários