Redação Pragmatismo
América Latina 07/Fev/2019 às 16:28 COMENTÁRIOS
América Latina

Chanceler de Bolsonaro divulga fake news sobre a Venezuela

Publicado em 07 Fev, 2019 às 16h28

Ministro de Bolsonaro espalhou foto falsa de manifestação anti-Maduro na Venezuela

Chanceler de Bolsonaro divulga fake news Venezuela
Publicação no twitter de Ernesto Henrique Fraga Araújo, atual Ministro das Relações Exteriores (reprodução)

Uma foto postada no dia 31 de janeiro pelo Ministro de Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, em sua conta no Twitter, supostamente relacionada às manifestações contra o resultado das urnas que reelegeu o presidente Nicolás Maduro, é falsa, afirma o portal de notícia G1.

A imagem foi destacada em sua postagem com a seguinte afirmação: “O extraordinário movimento pela redemocratização da Venezuela está se avolumando sob a presidência de Juan Guaidó”.

De acordo com a verificação realizada pelo site o registro não é deste ano, como a postagem sugere, mas foi retirada de um vídeo gravado durante um protesto na Venezuela contra o presidente Nicolás Maduro em abril de 2017, ou seja, dois anos antes de Maduro ser reeleito presidente do país, portanto, antes da tentativa de golpe perpetrada por Juan Guaidó.

A publicação do chanceler ainda diz: “Inconformados, países que apoiam ou toleram Maduro querem criar ‘grupos de contato’ ou ‘diálogo’ com seu regime ilegítimo. Isso só serve p/ dar sobrevida à ditadura”.

Crise na Venezuela

No dia 23 de janeiro o deputado do partido oposicionista Voluntad Popular, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino da Venezuela durante um comício onde foi simulado uma cerimônia de posse e um juramento.

Em uma tentativa de golpe de Estado, o parlamentar foi reconhecido por governos como o dos Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Canadá, além de países da Europa.

Saiba mais:
Carregamento de armas vindo dos EUA é apreendido na Venezuela
Maduro critica Bolsonaro e desafia Mourão: “Aqui lhe espero”

Por sua vez, China, Rússia, alguns países da América Latina, além da Organização da Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) apoiam a legitimidade do governo Maduro.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no InstagramTwitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS