Redação Pragmatismo
Ciência 13/Jan/2019 às 09:29 COMENTÁRIOS

Terraplanistas fretam navio para expedição até a "beirada da Terra"

Terraplanistas fretam cruzeiro e anunciam expedição para ir até a beirada da Terra. Será “a maior, mais audaz e melhor aventura já feita”, garantem

terraplanista navio cruzeiro

do EL PAÍS

A Conferência Internacional da Terra Plana (FEIC, na sigla em inglês) decidiu fretar um navio de cruzeiro no ano que vem com o absurdo propósito de chegar aos limites da Terra.

Segundo uma parte dos seguidores desta corrente, que defende que a Terra não é esférica, o planeta acaba num muro de gelo que nos separa do espaço exterior, aonde pretendem chegar nesse cruzeiro. Será “a maior, mais audaz e melhor aventura já feita”, alardeia o site da organização.

VEJA TAMBÉM: Quem são e o que pensam os brasileiros que acreditam que a Terra é plana?

A FEIC anunciou o projeto em sua conferência anual, conforme noticiou o jornal britânico The Guardian. O ex-capitão naval Henk Keijer lembrou a esse jornal que todas as cartas náuticas e os sistemas de navegação foram desenvolvidos sob a premissa de que a Terra é esférica, a que navegação desse cruzeiro deverá ser “muito complicada” se a tripulação discordar disso.

“Os navios navegam baseando-se no princípio de que a Terra é redonda. As cartas náuticas são desenhadas com isso em mente: que a Terra é redonda”, recorda o ex-capitão, acrescentando que os navios usam “um moderno sistema de navegação que se chama ECDIS, que proporciona uma grande melhora na segurança da navegação”.

A própria existência do GPS é outra prova de que a Terra é esférica, indica Keijer, já que o sistema se baseia em 24 satélites que orbitam a Terra. “Se fosse plana, três satélites seriam suficientes para proporcionar os dados”, argumenta.

Existem várias teorias entre os que acreditam que a Terra é plana, embora a principal, apresentada após “uma extensa experimentação, análise e investigação”, diz que a Terra é um disco gigante, com o polo norte no centro e rodeado de “um paredão de gelo: a Antártida”, segundo a sociedade terraplanista.

“Até onde sabemos, ninguém conseguiu ir muito além do muro de gelo e voltou para contar. O que sabemos é que ele cerca a Terra, serve para conter os oceanos e ajuda a nos proteger do que possa haver além dele”, assegura a Flatpedia, a Wikipedia dos terraplanistas.

Os organizadores do cruzeiro advertem, portanto, que não garantem chegar ao muro, mas asseguram que os viajantes encontrarão “evidências” suficientes para dar a viagem como proveitosa. Além de navegar na beira do precipício, os terraplanistas poderão desfrutar de restaurantes e piscinas de ondas aptas para a prática do surfe. Não foi informado o custo de fretar o cruzeiro nem os preços dos camarotes. Questionada a respeito pelo The Guardian, a FEIC não respondeu.

Para começar, a organização terá que encontrar uma tripulação que não acredite que a terra é esférica, uma missão altamente complicada, segundo Keijer. “Naveguei dois milhões de milhas, mais ou menos, e nunca encontrei um capitão de navio que acreditasse que a Terra é plana”, diz, do alto de seus 23 anos de experiência nos lemes.

Nos fóruns terraplanistas já foram publicadas fotos que “demonstram a existência desse muro”. Na verdade, são grandes lâminas de gelo ártico que, ao se desprenderem de forma cada vez mais frequente devido ao aquecimento global, deixam grandes cortes verticais que se assemelham a muralhas.

A Sociedade da Terra Plana afirma que “as agências espaciais do mundo” conspiraram para falsificar “a viagem espacial e a exploração”.

“Provavelmente começou durante a Guerra Fria. A URSS e os Estados Unidos estavam obcecados em serem os melhores quanto a chegarem ao espaço, a tal ponto que cada um fingia seus feitos numa tentativa de seguir o ritmo dos supostos feitos do rival”, afirmam.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Simone Veronica Anestassi Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Vai ser viagem mais longa, todos morrerão antes de chegar ao destino!!!

    • Regina Lima Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

      Lógico que morrerão, jamais vão chegar ao destino que não existe. kkkkkkkk

  2. Paulo Rogerio Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Vamos fazer uma vaquinha e mandar o olavo de carvalho junto.

  3. Dirceu Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    “Naveguei dois milhões de milhas, mais ou menos, e nunca encontrei um capitão de navio que acreditasse que a Terra é plana”, Por que será, né?

  4. João Silva Aguiar Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk FEIC .... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bem bolado... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... E ainda tem gente que não notou a brincadeira....

  5. Igor Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    como a religião faz mal a humanidade né? essa fantasia absurda vem daquele livro de ficção fantasiosa chamado bíblia. Logo eles vão querer provar que existiram Eva e Adão.

  6. borgonhasiqueira Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Eu como sou um cientista nato, a terra não é plana e nem redonda, mas sim um quadrado redondo.

  7. Glauber Prestes Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Meu, alguém conseguiu achar o site flatpedia? Queria ver

  8. Stalin Red Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    O navio deve está lotado de Bolsominions.

  9. Jose Antonio E Souza Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    "Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve antes" KKKKKKK! A que ponte pode chegar a estupidez humana?

  10. Omas Sensato Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Senti falta do polo Sul. Estaria ele por baixo e seria a cloaca do mundo???

  11. Karen Sabrina Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Quisera eu ter tempo, dinheiro e os miolos a menos para ser uma aventureira terraplanista.

  12. Maria Lucia Cardoso Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Bom, pra fretar um navio, devem ser ricos....isso que dá ter muito dinheiro, as pessoas piram por falta do que fazer. Convidem a Damares tb. por favor!

  13. Ali Qat Postado em 06/Jul/2019 às 00:32

    Sempre que a extrema-direita chega ao poder - em geral, como porta-voz dos preconceitos e da ignorância da maior parte da classe média - conforme a história registra, sandices, idiotices e desprezo à ciência, à verdade objetiva, tomam incrível vulto.