Redação Pragmatismo
Mundo 14/Jan/2019 às 15:35 COMENTÁRIOS
Mundo

Prefeito esfaqueado na Polônia não resiste aos ferimentos

Publicado em 14 Jan, 2019 às 15h35

Um dia após ser esfaqueado diante de centenas de pessoas durante evento de caridade, prefeito de Gdansk não resiste aos ferimentos e morre

prefeito polônia Pawel Adamowicz
Prefeito Pawel Adamowicz é esfaqueado e morre

Esfaqueado em público neste domingo (13), o prefeito da cidade de Gdansk, na Polônia, não resistiu aos ferimentos e teve a morte decretada nesta segunda-feira (14). As informações são da rede CNN.

Pawel Adamowicz discursava para centenas de pessoas em um evento de caridade quando um homem subiu ao palco e o atacou com golpes de faca. O ataque ocorreu pouco antes das 20h do horário local.

“Não conseguimos vencer”, disse o ministro da Saúde, Lukasz Szumowski, de acordo com a rede TVN, citada pela agência Reuters.

“Apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos salvá-lo”, disse Tomasz Stefaniak, médico que operou o prefeito no hospital universitário de Gdansk, citado pela agência PAP.

Depois de esfaquear o prefeito, o agressor pegou o microfone e afirmou, de acordo com a agência France Presse, que foi injustamente levado para a cadeia pelo governo anterior, que o teria “torturado” na prisão. “É por isso que Adamowicz vai morrer”, afirmou.

O Plataforma Cívica (PO), partido do governo anterior, apoiou a reeleição de Adamowicz no município, em 2018. O agressor foi detido logo depois do crime por agentes de segurança, sem resistência.

O prefeito foi reanimado no local antes de ser transferido para o hospital universitário. Ele passou por uma cirurgia e, até a manhã desta segunda, lutava entre a vida e a morte, segundo os médicos. Ele foi submetido a transfusão de sangue.

O médico cirurgião Tomasz Stefaniak disse a repórteres que sua condição era “muito séria” e que as horas seguintes eram “decisivas”. “Adamowicz sofreu uma lesão grave no coração e outras lesões no diafragma e órgãos da cavidade abdominal”, explicou o médico.

Adamowicz, de 53 anos, era prefeito da cidade portuária de Gdansk desde 1998. O evento fazia parte de uma campanha de arrecadação de fundos para a compra de equipamentos para hospitais.

Segundo um porta-voz da polícia de Gdansk, o agressor é um homem de 27 anos que vive na cidade báltica de cerca de meio milhão de habitantes.

Vários meios de comunicação informaram que o suspeito cumpriu uma sentença de cinco anos de prisão por quatro ataques armados contra bancos de Gdansk e que sua saúde mental teria sido seriamente afetada na prisão.

A investigação aberta pela polícia se concentrará na identificação dos “meios” que permitiram ao agressor acessar o palco.

Homem que matou prefeito subiu ao palco e exibiu arma (Imagem: KFP/Anna Rezulak via Reuters)

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS