Redação Pragmatismo
Ciência 10/Jan/2019 às 18:17 COMENTÁRIOS
Ciência

Pastor Silas Malafaia ataca ministro Marcos Pontes

Publicado em 10 Jan, 2019 às 18h17

Malafaia se mete em discórdia ministerial: pastor evangélico não gostou de resposta de Marcos Pontes a Damares Alves e decidiu dar 'lição' ao ministro da Ciência e Tecnologia

Silas Malafaia e Marcos Pontes
Silas Malafaia e Marcos Pontes

Líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o pastor Silas Malafaia tomou partido na polêmica envolvendo dois ministros do governo Bolsonaro.

Malafaia não gostou do comentário de Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) em resposta a Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).

“São muitos anos e décadas de estudo para formar a teoria da evolução. Não se deve misturar ciência com religião”, disse Marcos Pontes à rádio CBN após Damares Alves criticar a “invasão” da teoria da evolução nas escolas e, consequentemente, a perda da influência evangélica no ambiente educacional.

Malafaia usou as redes sociais para se manifestar. “Um aviso ao ministro Marcos Pontes […] se a teoria da evolução fosse verdade comprovada, se chamaria lei da evolução. As leis da ciência são verdades comprovadas que não mudam. As teorias são verdades relativas q podem mudar a qualquer hora”, disparou o pastor.

“Se a criação é uma teoria, a da evolução é pior ainda. Existem mais evidência na natureza para a criação do que para a evolução. Submeta as 2 as seguintes leis e você verá. As leis da biogêneses,causa e efeito, 1ª e 2ª lei da termodinâmica. O RESTO É CONVERSA!”, bradou o religioso.

Silas Malafaia participou ativamente da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República e tentou emplacar, sem sucesso, o nome de Magno Malta para um ministério no governo.

Teoria da Evolução

A teoria da evolução das espécies tem como principal articulador o naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882). Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que modificam-se ao longo do tempo. Assim, as espécies existentes foram evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente.

A seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.

A influência atual dos estudos sobre a evolução pode ser percebida em todas áreas da biologia, destacando-se a citologia, que estuda as células, e a sistemática, responsável pela classificação biológica. O neodarwinismo é a teoria aceita pela ciência para explicar a evolução das espécies.

O Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução surgiu no século XX e caracteriza-se pela união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área da genética.

Diante de mais uma polêmica criada por membros do alto escalão do governo Bolsonaro, uma frase de Darwin descreve bem figuras como Damares, Malafaia e outros fundamentalistas que apoiam e integram a atual gestão:

“A ignorância frequentemente gera mais confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS