Redação Pragmatismo
Mercado 14/Nov/2018 às 15:34 COMENTÁRIOS
Mercado

Aprenda a fugir das armadilhas da Black Friday

Publicado em 14 Nov, 2018 às 15h34

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor orienta sobre armadilhas da Black Friday Brasil

 fugir armadilhas da Black Friday mercado lojas desconto

Jornal GGN

Está se aproximando a edição da Black Friday do Brasil. A data marca o início das compras de natal com 24 horas de descontos e promoções na última sexta-feira de novembro, dia 23.

Com o grande número de anúncios promocionais no meio físico e digital, é necessário atenção do público para evitar armadilhas e dívidas, como orienta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec.

Para auxiliar os consumidores o Idec criou o Especial Black Friday?, um espaço em seu site com dicas e matérias sobre direitos do consumidor, que podem ajudar na hora das compras. Segundo o Instituto, uma das principais dicas é verificar se a promoção é realmente vantajosa.

Mesmo que a mercadoria esteja com um desconto de 90%, só valerá a pena se o consumidor tiver como pagar os 10% restantes. Caso contrário, ainda sairá muito caro”, afirmou.

Também é importante que o consumidor acompanhe antecipadamente o preço em estabelecimentos físicos e online, isso ajuda garantir que os descontos oferecidos na Black Friday são verdadeiros.

Além disso, é importante imprimir as páginas do anúncio com as características da mercadoria e atentar para a comprovação da oferta”, explicou o Instituto.

O Idec também aponta que, para as compras realizadas pela internet, é necessário que o consumidor verifique se o site dispõe de endereço físico, telefone e canais de contato direto com o consumidor (chat, email e SAC).

É de interesse do cliente o conhecimento do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura que todas as compras realizadas fora do estabelecimento físico – internet, catálogos ou telefone, – podem ser canceladas em até sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente nenhum defeito.

No caso de abusividade, em lojas físicas ou onlines, o consumidor deve procurar o fornecedor e tentar resolver o problema. Além disso, é possível também denunciar ao Procon de sua cidade ou através do site da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Leia também:
10 sites para acompanhar os preços da Black Friday e não ser enganado
As 10 empresas campeãs de reclamações na Black Friday no site ‘Reclame Aqui”
Confira 5 dicas para aproveitar bem as promoções e não ser enganado
Black Friday expõe minimalismo do consumo e lógica do Papai Noel

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS