Redação Pragmatismo
Mercado 25/Nov/2016 às 17:31 COMENTÁRIOS
Mercado

As 10 empresas campeãs de reclamações na Black Friday de hoje

Publicado em 25 Nov, 2016 às 17h31

Levantamento do 'Reclame Aqui' revela quais são as 10 empresas que mais receberam reclamações na Black Friday de 2016 até agora, seja por fraudes ou por problemas na megapromoção

O site ‘Reclame Aqui’ disponibilizou o ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações na Black Friday de 2016 até agora (veja abaixo). Apesar de inúmeros problemas, o levantamento revela que, neste ano, as queixas diminuíram 30% em relação a 2015.

A pesquisa revela, porém, que a queda nas reclamações não está obrigatoriamente ligada ao avanço do serviço ou a melhores promoções. Ela pode significar também que há menos procura dos consumidores em 2016 — ano em que o país vive uma intensa crise econômica e aumento do desemprego.

“O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday”, afirmou o presidente do ‘Reclame Aqui’.

Quem lidera a lista de reclamações neste ano, com folga, até às 17h26 desta sexta-feira (25/11) é o site KaBum!, com 448 queixas. Em seguida aparece a Americanas, com 165. Depois vêm Submarino (95) e Netshoes (89).

As reclamações vão desde instabilidades dos sites para finalizar a compra até a conhecida “maquiagem nos preços”, na qual as empresas inflacionam os valores dias antes e, na Black Friday, diminuem, fazendo parecer uma grande promoção.

Confira abaixo a lista das empresas campeãs de reclamações na Black Friday:

black friday reclamações reclame aqui

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS