Redação Pragmatismo
Mercado 23/Nov/2017 às 01:59 COMENTÁRIOS
Mercado

10 sites para acompanhar os preços da Black Friday e não ser enganado

Publicado em 23 Nov, 2017 às 01h59

10 sites mostram as melhores ofertas da Black Friday 2017, comparam preços e ajudam a checar se os descontos são verdadeiros

sites acompanhar preços black friday enganado 2017

A lista de sites a seguir é preciosa para quem planeja comprar na oitava edição brasileira da Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (24). As ferramentas selecionam as melhores ofertas, comparam preços e ajudam a checar se os descontos são reais ou foram maquiados pelas empresas.

As ofertas são ostensivas: o evento oficial acontece a partir da meia-noite, mas, na prática, as promoções começam na quinta-feira à noite (23) e duram todo o final de semana, até domingo (26).

As melhores ofertas se esgotam rapidamente, por isso, o melhor horário para comprar é durante a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. O ideal é se organizar com antecedência e, primeiro, fazer uma lista dos produtos desejados, que caiba no orçamento.

Os sites a seguir podem ser usados desde já para pesquisar o histórico de preços e, durante a Black Friday, para comparar ofertas entre as lojas e selecionar os melhores descontos. Use sem parcimônia.

1) Blackfriday.com.br

A Blackfriday.com.br é a página oficial do evento, criada pelo site Busca Descontos. Ao acessá-la, é possível conferir quais lojas participam da promoção e, ao preencher um cadastro, o site envia por e-mail os principais descontos. Quem se cadastra concorre a 1 milhão de pontos no programa TudoAzul ou a 10 mil reais em dinheiro.

Também é possível monitorar os preços por meio de um gráfico que mostra o valor médio dos produtos. Na sexta-feira (24), o site vai exibir de hora em hora um relatório com as dez melhores ofertas, os preços à vista e a prazo e a disponibilidade em estoque.

2) Zoom

De quinta (23) a domingo (26), o comparador de preços Zoom vai disponibilizar uma equipe de especialistas para tirar dúvidas sobre os produtos.

Na sexta (24), o site também vai acompanhar a oscilação de preços em tempo real, comparar com os valores praticados antes do evento e identificar os melhores descontos com o selo Black Friday. A ferramenta também vai mostrar a intensidade do tráfego nas lojas e sinalizar se houver alguma instabilidade em uma loja parceira.

No site e nos apps, o Zoom disponibiliza gráficos do histórico de preços dos produtos. O consumidor também pode cadastrar o produto desejado e o valor que pretende pagar por ele e, se o preço for atingido, o usuário é avisado por email.

3) Buscapé

O Buscapé compara preços de mais de 25 milhões de produtos e envia as melhores ofertas da Black Friday por e-mail, se o consumidor fizer um cadastro.

O site também permite acompanhar a variação do preço do produto no último ano e monitorar o preço de um produto específico. Ao buscar um item e clicar em “Me avise quando o preço cair”, é possível solicitar que o site envie uma notificação por e-mail quando o produto atingir o valor especificado pelo usuário.

4) Já Cotei

A partir de quinta (23), o comparador de preços Já Cotei vai disponibilizar uma equipe no Facebook para tirar dúvidas de consumidores e caçar descontos reais.

O site vai mostrar produtos com o selo Desconto Black Friday, que estão com o menor preço dos últimos meses. Também dá para cadastrar um alerta de preços e ser avisado quando o produto alcançar o valor desejado.

O principal diferencial do site é que ele permite ganhar pontos Multiplus e milhas Smiles se os usuários comprarem nas lojas parceiras. Para isso, é preciso efetuar o login no Já Cotei, comprar nas lojas participantes do programa por meio do site e cadastrar o número do pedido.

Ao instalar a extensão JáCotei no seu navegador Chrome, os usuários também podem conferir o menor preço do mesmo produto ao acessar a loja online.

Leia também:
As 10 empresas campeãs de reclamações na Black Friday de hoje
5 dicas para aproveitar a Black Friday
Black Friday expõe minimalismo do consumo e lógica do Papai Noel

5) Reclame Aqui

Reclame Aqui rastreou os preços de mais de cem lojas nos últimos quatro meses. Além do histórico de preços, o site vai mostrar um ranking das empresas mais reclamadas em tempo real e uma lista das lojas com os maiores descontos reais, segundo os consumidores.

O site fechou uma parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, para contribuir com a identificação de fraudes e a fiscalização das lojas.

6) Procon-SP

Procon-SP divulgou a “lista suja” com as lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. No total, são 518 estabelecimentos. A lista foi atualizada no dia 10 de novembro.

Há reclamações diversas que ficam como alerta aos consumidores: desde fretes muito caros até atraso nas entregas, além de produtos danificados ou que divergem do anunciado.

7) Black Friday de Verdade

O site da campanha Black Friday de Verdade, promovida pela agência Proxy Media,  promete mostrar descontos reais do evento. As lojas que patrocinam a ação se comprometem a mostrar um ranking das suas melhores ofertas na sexta-feira (25). Consumidores podem se cadastrar na página para receber ofertas antecipadamente.

8) Méliuz

O site de cashback Méliuz vai disponibilizar cupons de desconto exclusivos na Black Friday e vai devolver até 10% do valor gasto em grandes varejistas, diretamente na conta bancária.

Para ter direito aos cupons de desconto e ao cashback, o consumidor precisa se cadastrar na plataforma, gratuitamente. Depois, é só procurar a loja que deseja e fazer a compra normalmente. O estabelecimento avisa o Méliuz sobre a transação e, em até 60 dias, o valor é devolvido.

9) CupoNation

CupoNation é um site especializado em cupons de desconto. Ao realizar o cadastro, o usuário recebe por e-mail as principais ofertas da Black Friday e da Cyber Monday, que acontece na segunda-feira (27) e é focada em eletrônicos.

O CupoNation também criou a página Black-friday.sale/br/, que contém informações sobre o evento e links para as ofertas de cada loja, para facilitar a busca dos usuários por produtos.

10) SaveMe

O site de cupons de desconto SaveMe oferecerá  códigos promocionais e promoções relâmpagos na Black Friday, de e-commerces e empresas de serviços, como restaurantes, salões de beleza, empresas de turismo e entretenimento.

Ao cadastrar seu e-mail, o consumidor receberá na quinta-feira (23) uma seleção dos cupons com os maiores descontos do site.

Júlia Lewgoy, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS