Redação Pragmatismo
Terrorismo 08/Nov/2018 às 15:42 COMENTÁRIOS
Terrorismo

Atirador que matou 12 pessoas nos EUA é ex-fuzileiro naval

Publicado em 08 Nov, 2018 às 15h42

Atirador que abriu fogo e matou pelo menos 12 pessoas em casa noturna na Califórnia fez parte do corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

atirador dos EUA
Ian David Long, atirador dos EUA, é ex-fuzileiro naval (imagens acima)

As autoridades da Califórnia (EUA) identificaram o homem que abriu fogo em uma casa noturna nesta quarta-feira (7) e tirou a vida de 12 pessoas.

Trata-se de Ian David Long, de 28 anos. Seu corpo foi encontrado no local com ferimento provocado por arma de fogo. A polícia acredita que ele tenha se suicidado. No passado, Long fez parte do corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

A chacina aconteceu na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia. Contando com o atirador, 13 pessoas morreram.

A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que não está clara.

Cenas de pânico foram relatadas por quem estava no Borderline Bar & Grill, durante a festa de música country “College Country Night”. Cerca de 100 pessoas, entre elas vários alunos da Pepperdine University, estavam no local.

O homem chegou atirando por volta das 23h30. De acordo com a polícia, ele atirou nos seguranças do bar, entrou na casa e continuou disparando.

Testemunhas relataram à polícia que o atirador, que usava uma pistola de grosso calibre, utilizou uma bomba de fumaça na ação.

Muitas pessoas quebraram as janelas para tentar fugir. Outras tentaram se esconder no sótão e nos banheiros.

“Todo o mundo se jogou no chão rapidamente. Todo o mundo queria sair o mais rápido possível”, disse à AFP uma jovem que escapou junto com uma amiga por uma janela da cozinha.

O xerife do Condado de Ventura, Geoff Dean, descreveu a cena dentro do bar como “horrível”. “Há sangue por toda parte”, afirmou, mas disse que evitou se aproximar para não prejudicar o trabalho dos investigadores.

O xerife afirmou que acredita que o atirador agiu sozinho e que a polícia ainda não sabia dizer se ele tinha algum vínculo terrorista. Também afirmou que há indicação de que ele não tinha alvos específicos.

Festa “College Country Night”

A festa “College Country Night”, que reúnde universitários, acontece no Borderline Bar & Grill às quartas-feiras e reúne universitários.

Thousand Oaks é um subúrbio nobre e tranquilo, que fica a cerca de 40 km a oeste de Los Angeles. O prefeito da cidade afirmou à CNN que a cidade é considerada “uma das mais seguras do país”.

“A realidade é que esses tipos de incidentes podem acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo em comunidades consideradas extremamente seguras”, observou.

Perfil do atirador

O jornal The New York Post traçou um perfil inicial do atirador com as primeiras informações já coletadas.

Um ex-colega de quarto de Ian David Long disse que ele era um “solitário esquisito, que praticava movimentos de dança sozinho em sua garagem”.

Segundo a mesma testemunha, o atirador já havia visitado pelo menos uma vez o bar onde cometeu os assassinatos. “Eu mesmo estive lá com ele uma vez”, disse o ex-colega Blake Winnett.

“Ele era meio estranho. Ele sempre se trancava em seu quarto, ele sempre estava sozinho”, afirmou Winnet.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS