Eleições 2018

The Guardian expõe as relações de Steve Bannon com Jair Bolsonaro

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The Guardian expõe as relações polêmicas do ex-chefe de campanha de Donald Trump, Steve Bannon, com o atual marketing político de Jair Bolsonaro (PSL)

Jornal GGN

As relações polêmicas do ex-chefe de campanha de Donald Trump, Steve Bannon, com o atual marketing político de Jair Bolsonaro (PSL) foram estampadas em reportagem do jornal britânico The Guardian.

O periódico descreve Bannon como “o sabotador da democracia” que “assumiu um papel de protagonista na eleição presidencial, cada dia mais antagônica, do Brasil“.

O jornalista Tom Phillips, correspondente da América Latina para o jornal britânico, deu destaque a um vídeo da campanha de Fernando Haddad (PT), que expõe os laços de Bolsonaro com a ditadura do regime militar no Brasil e com Steve Bannon.

Uma publicação de campanha do adversário de esquerda de Bolsonaro, Fernando Haddad, divulgado na noite de terça-feira destacou os laços entre o populista brasileiro que elogia Trump e o homem que a revista Time chamou de ‘O Grande Manipulador’“, escreveu Phillips, fazendo referência a Bannon.

Nesta quinta-feira (18), o êxito da estratégia de publicidade eleitoral de Bolsonaro foi deflagrado pelo possível financiamento ilegal de campanha, o chamado caixa dois, no investimento de empresários em cifras de milhões para que empresas produzam conteúdos contra o PT e contra Haddad, com as chamados Fake News ou notícias falsas.

Saiba mais: As 10 notícias falsas mais populares da eleição são a favor de Bolsonaro

Mas no jornal britânico, a estratégia do coordenador de campanha de Trump, que obteve sucesso nos Estados Unidos, e agora atua em parceria na campanha de Bolsonaro, já havia sido polemizada nesta quarta-feira (17):

‘Steve Bannon é acusado de sabotar os regimes democráticos em todo o mundo. Ele usa notícias falsas para espalhar o medo e a violência para ganhar as eleições’, continua o narrador. ‘Bannon é especialista em espalhar o terror em todo o mundo. Bolsonaro passou os últimos 30 anos fazendo isso no Brasil’“, reproduz a reportagem, em referência ao vídeo da campanha de Haddad.

A reportagem também ressaltou a criação, por parte de Bannon, de uma instituição para disseminar o populismo da extrema-direita na Europa e em todo o mundo, chamada de “The Movement“, com sede em Bruxelas.

Na semana passada, Bannon chegou a mencionar o Brasil como um componente importante nessa rede que pretende criar: “The Movement não é apenas sobre a União Europeia. É realmente global por natureza“, havia dito, acrescentando: “Eu acompanho o que está acontecendo no Brasil como parte importante dessa onda populista“.

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