Redação Pragmatismo
Eleições 2018 02/Out/2018 às 23:22 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Repórter da Band é agredida por apoiadores de Bolsonaro

Publicado em 02 Out, 2018 às 23h22

Repórter da Rádio Bandeirantes é agredida durante manifestação pró-Bolsonaro. Além de ser xingada, Ana Nery levou uma cabeçada. Abraji divulgou nota de repúdio às agressões e à passividade da polícia

Repórter da Band agredida apoiadores de Bolsonaro são Paulo

Revista Fórum

A jornalista Ana Nery Farias, repórter da Rádio Bandeirantes, de São Paulo, foi agredida física e verbalmente por um manifestante durante o ato pró-Bolsonaro no último domingo (30) na avenida Paulista.

Nery conseguiu gravar e registrar boa parte da ação do agressor e o material já foi utilizado para a abertura de um Boletim de Ocorrência.

De acordo com a jornalista, ela estava entrevistando um policial quando começou a ser xingada pelo homem. Quando anunciou que gravaria a cena para registrar uma ocorrência, o agressor teria lhe dado uma cabeçada. Na segunda-feira (1), em relato dado na própria Rádio Bandeirantes, Ana contou que não ficou ferida pois a cabeçada do homem acabou atingindo seu celular. Ela fez questão de ressaltar, ainda, que o protesto era pacífico e que aquela era uma atitude isolada.

A Polícia Militar, no entanto, de acordo com a jornalista, teria apenas “afastado” o agressor e pedido para que ele parasse.

Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou, na noite desta segunda-feira (1), uma nota em que condena os ataques de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) contra jornalistas e repudia a passividade policial relacionada a casos parecidos.

A Abraji condena a agressão a Ana Nery, ponto máximo na escalada de ataques de apoiadores do candidato registrada ao longo da última semana. Como se o assédio massivo direcionado a jornalistas em redes sociais e as ameaças de violência física não fossem graves o suficiente. É lamentável, ainda, a postura passiva dos policiais militares diante da hostilidade do manifestante”, diz a nota.

Confira a íntegra:

A repórter da Rádio Bandeirantes Ana Nery foi agredida verbalmente e com uma cabeçada por um manifestante pró-Bolsonaro no domingo (30.set.2018). O ato em apoio ao candidato à presidência pelo PSL aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A jornalista entrevistava uma capitã da Polícia Militar (PM) sobre a preferência da corporação em fazer proteção apenas dos manifestantes em uma das faixas da Paulista, quando o homem se aproximou e começou a ofendê-la, aos gritos. O manifestante a acusou de “pilantra” e falou que ela era da “imprensa de merda”. Nery pegou o celular para registrar a agressão e afirmou que registraria boletim de ocorrência (BO) contra o homem, que em seguida lhe deu uma cabeçada.

Os policiais que presenciaram a cena apenas afastaram o agressor e não prestaram socorro à jornalista. Duas pessoas que estavam próximas se ofereceram para testemunhar em favor da repórter, que registrou o BO na tarde desta segunda-feira (01.out). Nery conseguiu fotografar o agressor e apresentou a imagem à polícia.

A Abraji condena a agressão a Ana Nery, ponto máximo na escalada de ataques de apoiadores do candidato registrada ao longo da última semana. Como se o assédio massivo direcionado a jornalistas em redes sociais e as ameaças de violência física não fossem graves o suficiente. É lamentável, ainda, a postura passiva dos policiais militares diante da hostilidade do manifestante.

Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia — e a si próprio — em grave risco.

Diretoria da Abraji, 1º de outubro de 2018.

Leia também:
Por que Bolsonaro cresceu entre as mulheres após o #EleNão?
Campanha de Bolsonaro espalha fake news sobre imagens do #EleNão
Esposa de Sergio Moro critica movimento #EleNão
Eleitores de Jair Bolsonaro reforçam a desumanização de mulheres
As 10 frases mais polêmicas de Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro assedia repórter e oferece filho para provar masculinidade

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS