Redação Pragmatismo
Educação 26/Set/2018 às 17:21 COMENTÁRIOS
Educação

Como o ensino de História é distorcido nos colégios militares

Publicado em 26 Set, 2018 às 17h21

Adesão a Jair Bolsonaro nos quartéis reflete distorção do ensino de história nos colégios militares

ensino de história distorcido colégios militares escolas educação

por Hildegard Angel

Essa forte adesão dos setores militares, dos recrutas aos generais cinco estrelas, brigadeiros e almirantes, em apoio ao Capitão presidenciável, que cumpriu a carreira no Exército sem qualquer brilho – para ser elogiosa – talvez tenha sua origem nos bancos escolares.

No ano seguinte ao golpe, 1965, foi impressa uma nova cartilha de História do Brasil, para o ensino nas escolas militares, que instruiu cinco gerações de militares, e até hoje vigora.

Seu conteúdo ensina que não houve golpe em 64, houve uma “revolução” para eliminar a “ameaça vermelha” do comunismo, e houve “uma guerra”, em que os militares precisaram praticar a repressão em nome da ordem pública.

Tal versão se tornou obsoleta com a redemocratização e a farta informação colhida através de várias comissões criadas para apurar aqueles fatos, de documentos encontrados, das indiscrições do Wikileaks e também da farta documentação norte-americana, com relatos de diplomatas, vídeos e correspondências oficiais, que classificam como “terrorismo de Estado” a repressão então praticada pelo governo brasileiro.

Uma época em que a propaganda e a mídia nos impunham a ideia que “terroristas” eram, não quem perseguia, mas os perseguidos, obrigados à clandestinidade, capturados e, condenados sem julgamento, torturados e muitas vezes mortos.

Essa versão oficial conveniente, porém fantasiosa, ainda prevalece em grande parcela das Forças Armadas. Imagino que os mais velhos insistam nela por corporativismo, e os mais jovens não ousem contestar os superiores mais antigos. Isso, agravado pela Lei da Anistia, que aos “dois lados” perdoou da mesma forma, contribuindo para perpetuar uma “verdade” distorcida.

Quem quiser se informar sobre o que foram os 20 anos de Estado de Exceção, há uma farta literatura a respeito.

Hildegard Angel, jornalista, viu de perto os horrores da ditadura. Seu irmão foi torturado e assassinado pelo governo dos militares. Sua mãe, Zuzu Angel, estilista famosa, morreu também em circunstâncias misteriosíssimas, em um acidente de carro. Na época, ela fazia um protesto silencioso (era assim) contra a ditadura, com a criação de vestidos que tinha estampas que pareciam saídas do universo de uma criança. Em 1998, a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos analisou o caso e reconheceu o regime militar como responsável pela morte da estilista. Segundo depoimentos, ela teria sido jogada para fora da pista por um carro pilotado por agentes da repressão. Hoje, o túnel onde ocorreu o acidente é chamado Zuzu Angel.

Leia também:
A maior fake news de todos os tempos no Brasil
Globo submete Miriam Leitão à maior vergonha do ano
Como Bete Mendes foi torturada por Brilhante Ustra, ídolo de Bolsonaro
Bolsonaro debocha de informações reveladas por documento da CIA
Bolsonaro é apenas um germe deixado por aquela infecção que durou 21 anos”
Mulher conta o que viveu nas mãos do Cel. Ustra, homenageado por Bolsonaro
As 10 frases mais polêmicas de Jair Bolsonaro
Câmara atende pedido de Bolsonaro e homenageia golpe militar de 1964
Vídeo de 1975 mostra como a Globo elogiava a ditadura com a voz de Cid Moreira

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS